Caminhamos para uma grande guerra pela água, diz Papa Francisco

O Papa Francisco abordou a temática dos recursos hídricos, durante o Seminário de Direitos Humanos sobre a água, que aconteceu no Vaticano no dia 24 de fevereiro. Ele apontou para o fato de que a água “é um direito humano essencial, e uma das problemáticas cruciais do mundo contemporâneo”. Além disso, ele disse que estamos rumo à grande guerra pela água.
O seminário teve como objetivo a geração de espaço para discussões que envolvem a junção da política, ciência e tecnologia para a realização de uma sociedade mais justa, além da prevenção de conflitos por interesses políticos e econômicos.

Estiveram reunidos diversos profissionais que apontaram perspectivas multidisciplinares sobre a centralidade das políticas públicas nas áreas de gestão de água e saneamento.

“Os números que a Organização das Nações Unidas revela são impressionantes e não nos podem deixar indiferentes: mil crianças morrem cada dia por causa de doenças ligadas à água; milhões de pessoas bebem água poluída”, afirmou o Papa Francisco, alertando ainda, que as pessoas precisam urgentemente ter mais consciência das necessidades da água e do valor que ela tem na humanidade, além de cumprirem seu dever de respeitar esse bem.

Francisco usa a expressão “Casa Comum” para falar do Meio Ambiente, e convoca os Estados a assumirem sua responsabilidade de fazer com que todos os cidadãos tenham acesso à água potável, afirmando que “nem toda água é vida: só a água segura e de qualidade”.

Ele acaba o discurso orientando todos da responsabilidade de cuidar da Casa Comum, e fazendo votos para que “este seminário constitua uma ocasião propícia a fim de que as vossas convicções sejam fortalecidas e de que o encerreis com a certeza de que o vosso trabalho é necessário e prioritário para que também outras pessoas possam viver. Trata-se de um ideal pelo qual vale a pena lutar e trabalhar!”.

 

Campanha da Fraternidade

Este ano, a Campanha da Fraternidade no Brasil, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como tema “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida”, com o lema que nos manda “cultivar e guardar a criação”.

A Campanha vai abordar cada um dos biomas brasileiros, aprofundando o conhecimento sobre eles, suas belezas e importância para a vida de todos os seres vivos e, claro, o papel da água nesse contexto.

A natureza como Casa Comum é um assunto de bastante importância para os fieis que creem que o meio ambiente é obra de Deus, e isso faz com que debates acerca deste tema sejam feitos com frequência, além de ações de sensibilização e educação ambiental promovida pela igreja.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo