Câmara Técnica aprova liberação de mais água do Cantareira para as bacias PCJ

 

Decisão foi tomada em face da estiagem pela qual passa a região

Membros da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH) dos Comitês PCJ se reuniram na sede do Consórcio PCJ na manhã dessa sexta-feira (31), e decidiram pelo aumento da vazão de água liberada do Sistema Cantareira para as bacias PCJ. A partir das 18h o sistema elevará de 4 m3/s para 7,5 m3/s a quantidade de água liberada nos rios Atibaia e Jaguari.

As três barragens do Sistema Cantareira que influenciam diretamente o envio de água para a região (Jaguari/Jacareí, Cachoeira e Atibainha) passarão a fazer descargas de 2,5m3/s em cada uma delas, o que totaliza os 7,5m3/s. Deste modo, as Bacias PCJ utilizarão 2,5 m3/s de seu banco de águas – ferramenta prevista pelo sistema em que a água não utilizada em anos anteriores fica “armazenada” para os anos seguintes.

A decisão dessa sexta-feira será comunicada a ANA (Agência Nacional de Águas). A aprovação foi feita de forma rápida, já que nenhum município de colocou contra a medida.

Representando a SANASA/Campinas, Paulo Tinel disse que “em Setembro e Outubro podemos utilizar essa quantidade de água, vamos fazer uma vazão ecológica”, comentou ele.

O município de Americana, representado pelo Chefe da Divisão de Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Qualidade, Carlos César Gimenez Zappia, informou que no último final de semana, de 25 a 26 de agosto, o nível do Rio Piracicaba no trecho que corta o município caiu para 26 cm inexplicavelmente, só recuperando na segunda-feira à tarde. Zappia disse que o município se mantém ainda em situação de alerta.

Outro ponto discutido foi sobre a quantidade de recursos a ser solicitado junto aos Comitês PCJ no plano plurianual da cobrança pelo uso da água nas Bacias PCJ e planejamento de recuperação para: implantação de telemetria nos postos do Cantareira (2 postos), manutenção da rede termelétrica,implantação e viabilização das barragens.

O Consórcio PCJ havia reservado espaço em sua última reunião plenária, ocorrida em Valinhos (SP), no dia 24, para que os municípios debatessem sobre a estiagem e as vazões dos rios da região.

A CTMH voltará a se reunir no dia 29 de Setembro na sede do DAE (Departamento de água e esgoto), no município de Americana.

 

Decisão foi tomada em face da estiagem pela qual passa a região

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo