BRK entrega obra em Sumaré que amplia o sistema de esgotamento sanitário

Implantação de nova Estação Elevatória de Esgoto no Jardim Davina faz parte do plano da companhia de aumentar o tratamento de efluentes da cidade

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, e empresa associada ao Consórcio PCJ, concluiu no fim de junho a implantação da Nova Estação Elevatória de Esgoto (EEE) no bairro Jardim Davina, projetada para transportar os efluentes (resíduos de atividades humanas) de uma região mais baixa para uma mais alta, garantindo que ele seja conduzido adequadamente até a estação de tratamento.

Com capacidade para bombear até 6 litros de esgoto por segundo, a nova estação beneficia diretamente os moradores dos bairros Jardim Davina e Jardim Vitória, encaminhando os efluentes desses bairros até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jardim das Águas.

No total, foram implantados 457 metros de rede por meio do método não destrutivo (MND), tecnologia que minimiza os impactos em relação ao trânsito e garante mais agilidade e segurança na execução da obra.

Atualmente, cerca de 30% do esgoto gerado em Sumaré já é tratado. A cidade tem em operação 19 ETEs, além de um conjunto de EEEs, que realizam o bombeamento dos efluentes coletados até as unidades de tratamento. A estação elevatória recém-inaugurada no bairro Davina tem o objetivo de manter a eficiência operacional do sistema de esgoto na cidade, garantindo a qualidade dos serviços prestados à população.

Entre as principais obras de esgotamento sanitário em andamento no município, destaca-se a construção da ETE Tijuco Preto, que vai utilizar a tecnologia holandesa Nereda para realização do tratamento. Através da utilização de micro-organismos em forma de pequenos grãos, o sistema holândes faz a limpeza da água de forma mais eficiente e sustentável que os métodos tradicionais. 

A estação terá capacidade de tratar o esgoto gerado por aproximadamente 93 mil moradores em 54 bairros, promovendo um impacto direto na qualidade ambiental, na saúde pública e na preservação dos recursos hídricos. A previsão é que a nova ETE entre em operação em dezembro de 2026.

“A BRK tem trabalhado num amplo projeto de modernização do sistema de esgotamento sanitário e de abastecimento de água em Sumaré. As obras do projeto Sumaré por um Novo Amanhã estão em andamento e com a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tijuco Preto temos o compromisso de elevar o índice de tratamento de esgoto, contribuindo para o meio ambiente e para o bem-estar e saúde da população”, destaca José Mário Ribeiro do Espírito Santo, diretor da BRK na Regional São Paulo

O Prefeito Municipal de Sumaré, Henrique Stein Sciascio, também reforça a importância da obra para o município. “Essa entrega é um passo importante no avanço do saneamento básico em Sumaré. Com a nova elevatória, conseguimos ampliar a eficiência do sistema de esgotamento sanitário, beneficiando diretamente os moradores do Jardim Davina e Jardim Vitória. Investimentos como esse refletem o nosso compromisso com a saúde pública, com a preservação ambiental e com a qualidade de vida da população. Seguimos trabalhando para garantir que o futuro de Sumaré seja cada vez mais sustentável e digno para todos”.

SUMARÉ É UM DOS MUNICÍPIOS FUNDADORES DO CONSÓRCIO PCJ

A cidade de Sumaré é uma das 11 que fundaram o Consórcio PCJ, em 1989. De lá pra cá o município participou de diversas iniciativas em apoio à gestão de recursos hídricos da região e nos projetos da entidade, como em ações do Programa de Proteção aos Mananciais, com o seu viveiro municipal, entre outras iniciativas. Após um período de vacância, o município foi reintegrado ao Consórcio PCJ na Reunião Plenária, realizada no mês de fevereiro deste ano, em Santa Bárbara d’Oeste (SP). Atualmente, Sumaré se junta a outros 42 municípios associados ao Consórcio PCJ.  

BRK AMBIENTAL E O CONSÓRCIO PCJ

A BRK Ambiental é uma das 25 empresas associadas ao Consórcio PCJ. A companhia é membro da entidade, desde 24 de maio de 1996 e desde então participa ativamente dos projetos e ações com reflexos na bacia hidrográfica. A BRK sempre apoiou a Diretoria do Consórcio PCJ e já presidiu o Conselho de Transição da entidade por quatro ocasiões, quando as empresas associadas assumem a condução da entidade, durante a vacância na presidência pelos prefeitos associados, tendo Fernando Mangabeira como presidente em três vezes e Sandro Stroiek, em uma única ocasião.

GRUPO DAS EMPRESAS ASSOCIADAS AO CONSÓRCIO PCJ

Desde 1996, empresas participam do Consórcio PCJ com o objetivo de integrar o segmento empresarial às atividades gerais da entidade, através de encontros técnicos periódicos e atividades de consultoria nas áreas de: Gestão de recursos hídricos, saneamento, reflorestamento, resíduos sólidos, educação ambiental, elaboração de projetos e captação de recursos, mercado de carbono e reuso da água, entre outros. Atualmente, o Consórcio PCJ conta com 25 empresas associadas.

Mais informações sobre os municípios e empresas que compõem o Consórcio PCJ e como se tornar um dos associados, acesse: https://agua.org.br/seja-um-associado/

Imagens: Divulgação/BRK

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

9 de outubro de 2025

Evento vai exibir minidocumentário a partir das produções audiovisuais realizadas pela entidade nessas mais de três décadas de história. Finalistas do Prêmio vão receber o…

9 de outubro de 2025

Com o tema “Proteção aos Mananciais e Recarga Hídrica”, os participantes conheceram de perto as ações da planta da Replan, em Paulínia (SP), e conceito…

6 de outubro de 2025

Construção contará com espaços de lazer sustentáveis na Represa do Marcelo Pedroni, ponto turístico da cidade O município de Sumaré, associado ao Consórcio PCJ, ganhará…

Pular para o conteúdo