Brasília 2018 entra para a história como o maior Fórum Mundial da Água já realizado

O 8º Fórum Mundial da Água – Brasília 2018 recebeu mais de 100 mil visitantes de 172 países entre os dias 17 e 23 de março, contabilizando congressistas, visitantes da vila cidadã, da feira técnica e jornalistas, o que coloca a edição brasileira, que é a primeira vez no hemisfério sul, como a maior de todas já realizadas. Segundo dados da organização, passaram pela Vila Cidadã 109,6 mil pessoas e participaram dos debates no Centro de Convenções 10,6 mil congressistas.

A cerimônia de encerramento aconteceu na última sexta-feira, dia 23, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde na última semana acontecerão as sessões temáticas, especiais e painéis de alto nível, envolvendo os mais variados assuntos ligados à água. Após apresentação de resultados, entrega do prêmio Quioto e dos pronunciamentos das autoridades, foi feita a passagem da bandeira do Fórum mundial da Água para a comitiva do Senegal, onde será a edição de 2021, na cidade do Dacar.

Membros da organização expuseram os resultados obtidos na 8ª edição do evento. O ministro de Relações Exteriores, Reinaldo Salgado, relatou as atividades do Processo Político com destaque para a realização da simulação do Tribunal Internacional da Justiça pelas Águas, que contou com a presença de membros de supremas cortes de seis países. O senador Jorge Viana (PT-AC) destacou a presença de 134 parlamentares de 20 países.

Torkil Clausen e Jorge Werneck, presidente e vice-presidente do comitê do Processo Temático, deram destaque às 95 sessões ordinárias e uma especial, todas com participação de mulheres. As sessões do Processo Regional, segundo Irani Braga Ramos, vice-presidente do comitê que trabalhou com o tema, tiveram um público total de 6.765 pessoas, de 101 países.
Novidades na 8ª edição do Fórum Mundial da Água, a Vila Cidadã contou com público de mais de 100 mil pessoas presentes, sendo 40 mil crianças. Já o Grupo Focal de Sustentabilidade teve forte representatividade do setor empresarial privado e de empresas de saneamento.

Tatiana Silva, representante jovem do Conselho Mundial da Água, chamou a atenção para a capacidade e potencial dos jovens em cooperar e mandou um recado para a comissão organizadora do próximo Fórum, no Senegal. “A gente não aceita um Fórum Mundial da Água com nenhum jovem a menos”. Na sequência, voluntários do 8º Fórum Mundial da Água subiram ao palco para uma fotografia com os responsáveis pelos processos.

O Estande do Consórcio PCJ

O Espaço do Consórcio PCJ na feira técnica do 8º Fórum Mundial da Água foi um sucesso e contou com presenças de diversas autoridades como o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, os prefeitos de Campinas, Jonas Donizete, de Vinhedo, Jaime Cruz, de Artur Nogueira, Ivan Vicensotti, de Piracicaba, Barjas Negri, o Presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB, Lupércio Ziroldo, do diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) e diretor-executivo do fórum, Ricardo Andrade, e vereadores do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ que foram recepcionados pelo Presidente da entidade e prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza.

O espaço, considerado por muitos como um dos três estantes mais bonitos da exposição, recebeu ainda presenças internacionais, como a do Consul para Assuntos Econômicos de Israel, Itzhak Reich, o secretário permanente da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), Jean François Donzier, do representante da Confederação do Jucar, na Espanha, Teodoro Estrela, do secretário técnico permanente da Rede Mediterrânea de Organismos de Bacias (REMOC), Ramiro Martinez, do representante da Agência Francesa Loire Bretagne para assuntos internacionais, Hervé Gilliard, e dos representantes do Escritório Internacional da Água, Nicolas Bourlon e Patrick Laigneau. No último dia da feira, o estande contou com a apresentação de representante da comunidade de Hatunaylla, que fica próxima ao município de Uros, no Peru.

No total, aconteceram 20 apresentações em formato de “pocket Show”, de no máximo 60 minutos, que abordaram temas relevantes para a gestão da água, como: novas tecnologias, universalização do saneamento, proteção aos mananciais, cooperação internacional, regulação, legislação, entre outros.

O Espaço do Consórcio PCJ na feira do Fórum foi inspirado na Casa Modelo de uso Racional de Água e Energia Elétrica, que está construída na sede da entidade, em Americana (SP), e focou em sua construção a utilização de materiais de reuso e que fosse aconchegante para os visitantes. O estande possuía um mini auditório para 20 pessoas sentadas, um mini estúdio para a imprensa, que teve a participação da CBN- Campinas, um espaço para interações interpessoais e recarga de celulares, tablets e notebooks, além de um telão interativo.

A participação do Consórcio PCJ no Fórum Mundial da Água foi possível graças aos patrocinadores e Colaboradores Ambientais de 2018: Dae Jundiaí, ARES-PCJ e Sanasa-Campinas na cota ouro, Papa Cartão e Raízen na cota prata e AEGEA na cota bronze.

 

Assessoria de Comunicação Consórcio PCJ, com colaboração da Assessoria do 8º Fórum Mundial da Água

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo