Brasil começa a se mobilizar para participar do 10º Fórum Mundial da Água

O Consórcio PCJ realizou na última quinta-feira, 14 de dezembro, o Webinar “De Malas prontas para Bali”, com o objetivo de trazer informações e novidades sobre 10º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Bali, Indonésia, de 18 a 24 de maio de 2024.

O encontro virtual contou com a presença do Diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Filipe Sampaio, e de convidados do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos Nacional e Internacional.

No início do evento, o Diretor Presidente da Agência PCJ, Sergio Razera, destacou o pioneirismo do Consórcio PCJ com as parcerias internacionais e complementou que “a entidade tem papel fundamental na preparação e motivação para que as pessoas das Bacias PCJ participe do 10º Fórum Mundial da Água.”

O presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB), Lupércio Ziroldo, pontuou sobre a importância da América Latina nos debates do próximo Fórum Mundial da Água. “Temos que lembrar que por aqui somos 10% da população mundial, portanto 35% de água doce de dois grandes aquíferos”, disse.

O prefeito de Limeira e Presidente do Consórcio PCJ, Mario Botion, explicitou o desafio de trazer água como política de Estado. “Toda essa discussão da água deve ir além disso tudo, deve ser levada à sociedade, temos o compromisso de debater como a gestão de recursos hídricos pode contribuir para o desenvolvimento de nosso país e de nossas regiões hidrográficas, do mesmo modo com outras regiões ao redor do globo”, atentou durante a abertura do webinar.

Filipe Sampaio, por sua vez, respondeu diversas questões e lembrou que a ANA tem se organizado para realizar uma participação brasileira marcante no 10º Fórum Mundial da Água. Sampaio participou, em outubro desse ano, do 2º Stakeholder Meeting e ressaltou que a ideia central é compartilhar com o mundo não só os desafios que o Brasil enfrenta, mas compartilhar as diversas experiências em gestão de recursos hídricos da América Latina. Ele adiantou que a ANA já adquiriu um espaço na Expo do Fórum, onde será levantado o Pavilhão América Latina.

Durante o evento, Sampaio também lembrou o sucesso da realização do 1º Fórum Latino-americano da Água, realizado no mês de novembro, em Aracaju (SE), onde foi fundado o Conselho Latino da Água. Até o momento, 160 instituições aderiram ao Conselho segundo ele.

Francisco Lahóz, Secretário executivo do Consórcio PCJ encerrou o webinar destacando a importância da ANA em liderar a participação brasileira no Fórum e, sobretudo, de encontrar maneiras de viabilizar essas participações, presenciais e virtuais.

O Webinar está disponível na íntegra em nosso canal no Youtube, acessando pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=Ho2bSYsF8LM

Comitiva Bali 2024

Durante o Webinar, foi apresentado os valores do pacote à Bali, composto por passagem aérea e hospedagem. Pelo roteiro proposto, os participantes viajarão com a companhia Emirates, com escala em Dubai. A hospedagem será no Hotel Jimbaran Bay Beach (https://www.jimbaranbaybeach.com) e composta por 9 noites, com café da manhã. O valor em quarto duplo está em US$ 2.947,00 por pessoa, já incluso seguro-viagem. A Agência responsável pela venda dos pacotes é a Torres Turismo. Mais informações podem ser obtidas com Hernandes Franco, pelo e-mail: hernandes@torresturismo.com.br ou WhatsApp: (19) 98183-0804.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo