Brasil assume a presidência do Conselho Mundial da Água com Benedito Braga e recebe evento da RIOB em 2013

O Conselho Mundial da Água (WWC – na sigla em inglês) elegeu na segunda-feira, dia 19 de novembro, os novos membros do Conselho de Governadores. Este Conselho irá supervisionar e orientar o trabalho para os próximos três anos. Também foi anunciado por unanimidade pelos novos governadores eleitos o nome de Benedito Braga, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, para ser o novo presidente do Conselho.

As eleições aconteceram durante a Assembleia Geral trienal para a qual 240 participantes se reuniram em Marselha, França. Através de votação, os membros elegeram os 36 governadores das 64 candidaturas. Braga agradeceu aos membros pela eleição como o novo presidente do Conselho Mundial da Água e parabenizou a diretoria anterior e seu presidente, Loic Fauchon, pelos avanços importantes em matéria de água.

“Esse mandato será caracterizado pela continuidade com mudanças e inovação”, disse Braga antes de anunciar como vice-presidente do Conselho, Dogan Altinbilek, do Escritório Turco da Associação de Engenheiros, representando o governo da China, UNESCO-IHE, World Wildlife Fund (WWF) e a cidade de Marselha.

O resultado junto ao Conselho Mundial da Água é fruto da Seção Brasil, que coordena as entidades e instituições brasileiras filiadas à WWC, entre elas o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ).

Brasil será sede da Assembleia da RIOB em 2013

No dia seis de novembro, durante o XIV Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil (ENCOB), ocorrido em Cuiabá – MT, realizou-se uma reunião da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB) que incorporou em sua pauta a Assembleia da WWC, bem como os detalhes sobre a próxima Assembleia da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), que irá ocorrer nos dias 12 a 16 de Agosto de 2013 em Fortaleza (CE). Mais detalhes serão oferecidos a partir de janeiro do próximo ano. O Consórcio PCJ, presente na  reunião e também membro da RIOB, estará apto a informar detalhes aos interessados à medida que as definições forem ocorrendo.

A RIOB é uma estrutura internacional constituída em Maio de 1994 na França. Fazem parte da RIOB mais de 170 organizações de Bacias de vários países. Entre seus principais objetivos destaca-se desenvolver relações entre os organismos membros e fornecer um intercâmbio de experiências, estabelecer programas de cooperação, implementar os instrumentos de gestão, disponibilizar bancos de dados, dentre outros. Em 1998, em evento ocorrido em Salvador (BA), o Brasil assumiu a presidência da entidade através do então Secretário Nacional dos Recursos Hídricos, Dr. Raymundo José Garrido, que permaneceu até o ano 2000 quando passou o cargo para o representante da Polônia. Em 2013, ao que tudo indica novamente um brasileiro assumirá a entidade.

Atendendo a convite da Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos do Estado do Mato Grosso, o engenheiro Francisco Lahóz, também Secretário Executivo do Consórcio PCJ, proferiu no dia cinco de novembro, uma palestra sobre “Experiências bem-sucedidas em Saneamento” durante o ENCOB, que contou com a presença de diversos coordenadores de Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ e de instituições da região, que o auxiliaram em suas explanações.

No dia seis de novembro, Lahóz representou as Bacias PCJ em evento comemorativo de “10 Anos da Agência de Bacias do Vale do Paraíba – AGEVAP”, responsável pela Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro E EM PARCELAS  de rios de domínio da união no estado de São Paulo e Minas Gerais, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT). 

 

 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo