Bragança Paulista avança na criação de Unidades de Conservação Ambientais

O município associado ao Consórcio PCJ de Bragança Paulista (SP) é referência na realização de ações de gestão e educação ambiental. No último mês de junho, a cidade realizou Consulta Pública para a criação de cinco Unidades de Conservação na cidade.
Órgãos Ambientais, Entidades Públicas, Organizações Não-Governamentais, Proprietários de Terras, Representantes dos Setores Empresariais, Associações de Bairro e o público em geral participaram da consulta e fizeram contribuições para que as Unidades de Conservação atinjam seus objetivos e sejam aprimoradas de acordo com as demandas coletivas.

As unidades de conservação (UC) são espaços territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente.

As UC asseguram às populações tradicionais o uso sustentável dos recursos naturais de forma racional e ainda propiciam às comunidades do entorno o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis. Estas áreas estão sujeitas a normas e regras especiais. São legalmente criadas pelos governos federal, estaduais e municipais, após a realização de estudos técnicos dos espaços propostos e, quando necessário, consulta à população.

Em Bragança, foram propostas a criação das seguintes UCs: Área de Relevante Interesse Ecológico Mata dos Padres, Parque Natural Municipal Lago dos Padres, Parque Natural Municipal do Jardim América, Monumento Natural Pedra do Leite-Sol e Área de Relevante Interesse Ecológico Bosque das Araucárias Petronilla Markowicz.

A iniciativa faz com que Bragança Paulista dê mais um passo para a conservação de suas florestas urbanas, áreas verdes e monumentos naturais e, consequentemente, para uma cidade mais verde, sustentável e ambientalmente conservada.

Bacias PCJ ganham mais um Museu

Também no mês de junho, o município deu início às atividades do Museu de História Natural de Bragança Paulista e a Estação de Tratamento de Esgoto Didática, localizados no Jardim Público. O Museu conta com mais de 200 peças em seu acervo, entre mamíferos, répteis, peixes, aves e invertebrados, amostras de rochas e fósseis e materiais “in vitro”. Com destaque para as 20 peças do renomado coletor equatoriano A. M. Olalla, que possui peças expostas nos principais museus do mundo, como o Museu de História Natural de Paris e o de Viena, na Áustria. Vale lembrar que haverá algumas exposições especiais ao longo do ano.

Um equipamento ambiental importantíssimo para uma nova concepção de consciência ecológica, um instrumento para observar, admirar e respeitar a beleza da natureza. Voltado, principalmente, para a educação ambiental, com visitas agendadas e monitoradas de forma didática, criativa e interativa.

A Mini-ETE reproduz todos os processos para o tratamento dos resíduos, sendo composta por uma Estação Elevatória com capacidade de 500 litros, uma caixa de gradeamento de sujidades com capacidade de 60 litros, um digestor anaeróbio – reator anaeróbio – UASB com capacidade de 1500 litros, um filtro biológico leito fixo de 1000 litros, um filtro de carvão ativado com capacidade de 60 litros, um clorador para desinfecção da água de reuso – DN150 e um reservatório para o armazenamento de água de reuso com capacidade de 500 litros, munido com torneira.

O principal objetivo da estação é a conscientização ambiental de crianças e jovens estudantes e demais visitantes sobre as etapas envolvidas no tratamento de esgoto residencial, demonstrando a possibilidade de obtenção de água de reuso para ser utilizada na lavagem de automóveis e áreas externas e, para tanto, a Mini- ETE possui toda sua estrutura aparente, para melhor visualização e compreensão de seu funcionamento.

O Museu de História Natural de Bragança Paulista vem se somar ao Museu da Água de Indaiatuba (SP) e a proposta de visitas técnico-turísticas de Extrema (MG) como pontos para visitações internacionais nas Bacias PCJ para as delegações estrangeiras que virão para o 8º Fórum Mundial da Água, que se dará em Brasília (DF), em 2018. A entidade iniciou nesse ano a divulgação da nossa região como destino para os participantes desse que é o maior evento do mundo sobre a água, atrelando turismo e visitas técnicas. A partir de 2017, o Consórcio PCJ pretende intensificar uma campanha internacional promovendo as Bacias PCJ e seus roteiros.

ConsultaPúblicaMuseu_BragançaMuseu Bragança2

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo