Boletim mensal vai alertar sobre a disponibilidade hídrica das Bacias PCJ

Documento tem como objetivo alertar municípios e empresas sobre as tendências atuais e perspectivas futuras sobre a disponibilidade de água com a ocorrência de eventos extremos

O comportamento climático tem afetado duramente a situação dos mananciais das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), desde o início de 2021, porém a diminuição das chuvas na região tem sido verificada desde 2017, o que tem contribuído para a redução de nossas reservas hídricas durante a estiagem. Esse é um dos temas abordados no “Boletim sobre a Disponibilidade Hídrica”, documento lançado pelo Consórcio PCJ na última terça-feira, dia 06, e distribuído a todos os municípios e empresas associados à entidade. O objetivo é apresentar a situação atual do comportamento climático e seus impactos à gestão da água, além de apresentar possíveis cenários futuros para que a comunidade se prepare melhor a esses fenômenos.

O Boletim é elaborado pela equipe técnica do Consórcio PCJ e será mensal, enquanto durar a atual condição climatológica que está comprometendo a disponibilidade hídrica. A queda no volume de chuvas, apenas em 2021, é de 31,8% até o mês de referência junho. Para cenários futuros, o documento atenta que as Bacias PCJ ainda terão redução da previsão de chuvas até o 3° trimestre do ano, devido à ocorrência do La Niña, fenômeno que esfria as águas da Oceano Pacífico e causa menores índices pluviométricos na nossa região. O ápice da redução de chuvas deverá ocorrer entre os meses de agosto e setembro.

No Boletim, o Consórcio PCJ considere o momento atual como de Alerta, atentando para maiores riscos municípios não atendidos pelas vazões adicionais do Sistema Cantareira, mas também esclarece que a permanecer esse comportamento climático de diminuição do volume das chuvas, ficando abaixo das médias históricas, toda a bacia poderá ser impactada com restrições de consumo, principalmente em 2022.

É recomendado que municípios, empresas e comunidade adotem medidas de uso eficiente e racional da água, bem como a implantação imediata de campanhas de sensibilização sobre a gravidade do momento. O Consórcio PCJ aconselha ainda que obras para armazenamento de água bruta e tratada sejam executadas, na medida do possível, imediatamente a fim de ampliar a reserva estratégica de água.

Mais detalhes ou solicitar o boletim devem ser feitas pelo e-mail agua@agua.org.br

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

24 de junho de 2025

Evento acontece entre os dias 23 a 27 de julho A fim de promover a discussão sobre políticas públicas de saneamento básico e facilitar a…

24 de junho de 2025

Evento exclusivo para associados esclareceu sobre a viabilidade econômica e as metodologias de projetos de crédito de carbono aplicáveis às Bacias PCJ O Consórcio PCJ…

18 de junho de 2025

Tema foi debatido no Fórum Internacional de Segurança da Água, em São Paulo, nos últimos dias 12 e13 de junho As mudanças climáticas estão ocasionando…

Pular para o conteúdo