Boletim mensal vai alertar sobre a disponibilidade hídrica das Bacias PCJ

Documento tem como objetivo alertar municípios e empresas sobre as tendências atuais e perspectivas futuras sobre a disponibilidade de água com a ocorrência de eventos extremos

O comportamento climático tem afetado duramente a situação dos mananciais das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), desde o início de 2021, porém a diminuição das chuvas na região tem sido verificada desde 2017, o que tem contribuído para a redução de nossas reservas hídricas durante a estiagem. Esse é um dos temas abordados no “Boletim sobre a Disponibilidade Hídrica”, documento lançado pelo Consórcio PCJ na última terça-feira, dia 06, e distribuído a todos os municípios e empresas associados à entidade. O objetivo é apresentar a situação atual do comportamento climático e seus impactos à gestão da água, além de apresentar possíveis cenários futuros para que a comunidade se prepare melhor a esses fenômenos.

O Boletim é elaborado pela equipe técnica do Consórcio PCJ e será mensal, enquanto durar a atual condição climatológica que está comprometendo a disponibilidade hídrica. A queda no volume de chuvas, apenas em 2021, é de 31,8% até o mês de referência junho. Para cenários futuros, o documento atenta que as Bacias PCJ ainda terão redução da previsão de chuvas até o 3° trimestre do ano, devido à ocorrência do La Niña, fenômeno que esfria as águas da Oceano Pacífico e causa menores índices pluviométricos na nossa região. O ápice da redução de chuvas deverá ocorrer entre os meses de agosto e setembro.

No Boletim, o Consórcio PCJ considere o momento atual como de Alerta, atentando para maiores riscos municípios não atendidos pelas vazões adicionais do Sistema Cantareira, mas também esclarece que a permanecer esse comportamento climático de diminuição do volume das chuvas, ficando abaixo das médias históricas, toda a bacia poderá ser impactada com restrições de consumo, principalmente em 2022.

É recomendado que municípios, empresas e comunidade adotem medidas de uso eficiente e racional da água, bem como a implantação imediata de campanhas de sensibilização sobre a gravidade do momento. O Consórcio PCJ aconselha ainda que obras para armazenamento de água bruta e tratada sejam executadas, na medida do possível, imediatamente a fim de ampliar a reserva estratégica de água.

Mais detalhes ou solicitar o boletim devem ser feitas pelo e-mail agua@agua.org.br

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo