Biblioteca Multimídia do site do Consórcio PCJ possui acervo aberto para consulta e pesquisa pública

O site do Consórcio PCJ (www.agua.org.br) foi remodelado ao final de 2014, como parte das comemorações pelos 25 anos da entidade. Dentro da nova plataforma web foi ampliado o acervo da Biblioteca multimídia digital, onde os internautas podem ter acesso às apresentações de palestras realizadas pelo Consórcio, vídeos, Legislações, Links de parceiros, como também, de publicações e livros na área de recursos hídricos, produzidos pelo Consórcio PCJ e por parceiros.
O acervo está totalmente liberado para consulta pública e, em alguns casos é possível fazer o download do material. O objetivo dessa iniciativa é capacitar gestores públicos e privados, comunidade em geral e até mesmos jornalistas, sobre a problemática da água. Essa iniciativa tem também o objetivo de contribuir com o mutirão nacional para enfrentamento da atual crise hídrica.

“O Consórcio PCJ sugere que esse acervo da Biblioteca Multimídia, incorpore as cartilhas, metodologias e recomendações dos Organismos Gestores buscando ofertar medidas de contingenciamento e para atenuação da presente crise hídrica”, atenta o secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz.

Dentre os livros presentes no acervo digital da Biblioteca, destacam-se “O Conservador das Águas” – que trata da experiência de pagamentos por serviços ambientais no município de Extrema (MG); “O Estado das Águas no Brasil” – em destaque para o capítulo “Experiências regionais de gestão de recursos hídricos”, mais especificamente da página 361 a 370, contendo a “Experiência do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí”; a experiência para implantação da cobrança na região pode ser conferida na publicação “Implementação da Cobrança pelo e Agência de águas das bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí”, entre outras.

Também é possível baixar o Livro completo “O Valor da Água – Primeiros Resultados da Cobrança pelo uso da Água nas Bacias PCJ”, escrito pelos jornalistas: Liana John e Pyr Marcondes. A publicação foi elaborada entre os anos de 2006 a 2010, período em que o Consórcio PCJ, com base na Política Nacional dos Recursos Hídricos (Lei 9.433/97), exerceu as funções de Agência de Água em atendimento aos Comitês PCJ, gerenciando os recursos arrecadados com a cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos, em Rios de Domínio da União (Atibaia, Camanducaia, Jaguari e Piracicaba) nas Bacias PCJ. A partir de 2011, tal gerenciamento ficou aos cuidados da Fundação Agência de Bacias PCJ, criada pelo Consórcio PCJ, para substituí-lo, nas funções de Agência.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Carlos Castro Lahóz, era o coordenador geral da Agência de Água PCJ/Consórcio PCJ no período e um dos colaboradores na elaboração dos textos técnicos do Livro em sua 1ª Edição, e menciona que “a partir da página 63 do Livro, no capitulo intitulado “A Voz do PCJ”, realizamos uma avaliação dos resultados da Cobrança, em seus cinco primeiros anos de aplicação, sendo que inovamos, ou seja, não utilizamos os indicadores convencionais, mas sim os “Instrumentos de Gestão”, da Lei 9433/97 (Política Nacional dos Recursos Hídricos)”.

Para acessar estas e outras publicações, acesse o site www.agua.org.br e clique sobre o canal Biblioteca Multimídia. O acesso é livre e aberto a todos os internautas que estejam navegando pelo portal Água.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo