Beleza e qualidade dos materiais sustentáveis são evidenciadas com a inauguração da Casa Modelo EcoDecor

09/11/2011

A mostra Casa Modelo EcoDecor foi inaugurada, ontem, dia 08 de novembro, na sede do Consórcio PCJ, em Americana (SP), com a presença de autoridades, convidados e a imprensa. A beleza dos ambientes idealizados associada à qualidade foi destacado pelo público que visitou a mostra no primeiro dia. Na ocasião 50 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Darcy Ribeiro, realizaram o plantio do Ipê Branco ao lado do Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, comemorando o lançamento do projeto “Projeto Registro Especial Georeferenciamento Florestal”.

O prefeito de Camanducaia (MG) e presidente do Comitê PJ, Célio de Faria Santos, presente na inauguração representando o presidente do Consórcio PCJ, Angelo Perugini, comentou em seu discurso, que o setor de construção civil com técnicas sustentáveis vem crescendo a cada dia e com inovações mais surpreendentes. “Materiais sustentáveis, além de serem ecologicamente corretos, bonitos, são ainda resistentes. Podemos até dizer que tais materiais, de posse de mais estudos, sejam uma boa saída para prepararmos nossas residências para a ocorrência de eventos extremos”, disse.

Santos, também, comentou sobre a mudança para práticas mais ambientalmente conscientes na hora de construir e reformar. “Se ainda é caro para efetuar uma reforma ampla ou até mesmo construir uma casa exatamente igual a essa [Casa Modelo], que ao menos o façam aos poucos, com a troca de piso de uma área na sua casa por algum desses materiais sustentáveis, logo verão que em alguns anos sua casa estará reformada de forma ecológica”,

Em cada um dos 14 ambientes projetados os materiais de decoração são sustentáveis, provenientes de reaproveitamento e reuso. Pisos feitos a partir de restos de vidros, com espessuras menores e mais resistentes, novas torneiras inteligentes com consumo menor de água, como a com 1/6 de volta, lâmpadas dos mais variados modelos de LED. Móveis fabricados com madeira de demolição e de PET, são algumas das novidades que os visitantes terão acesso à Casa Modelo EcoDecor.

O Secretário de Meio Ambiente do município de Americana, Jonas Santarosa, enalteceu o trabalho do Consórcio PCJ em prol do meio ambiente. “Essa Casa Modelo nos deixa mais motivados em trabalhar pela sustentabilidade, pela comunidade”, disse Santarosa.

Após a inauguração da Casa Modelo alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Darcy Ribeiro, ao lado secretário executivo do Consórcio PCJ, realizaram o plantio de uma muda de ipê Branco na frente da Casa Modelo EcoDecor, para simbolizar o lançamento do “Projeto Registro Especial Georeferenciamento Florestal”, que prevê catalogar árvores históricas e culturais para as bacias PCJ. “Com o georeferenciamento saberemos o que aconteceu com as mudas plantadas pelo Programa de Proteção aos Mananciais e teremos certeza quais sobreviveram e viraram uma árvore, evidentemente. A escolha pela espécie do Ipê branco é porque ele simboliza a paz, a harmonia e a integração regional, marcas do Consórcio PCJ”, comentou Lahóz.

A Casa Modelo EcoDecor está acontecendo em Americana, na sede do Consórcio PCJ, das 11h às 19h, de terça a sábado. A mostra ficará aberta até o dia 8 dezembro. Ingressos com desconto estão sendo vendidos nos pontos de venda:

Em Americana: na Meta Materiais elétricos, localizada na rua Dr. Cândido cruz, número 182. O telefone de contato 3471 0010; na sede do Consórcio PCJ, Av. São jerônimo, número 3100, aos cuidados de Silmara na recepção da entidade.

Em Santa Bárbara d’Oeste: Essencial Engenharia, situada na rua Dona Margarida, 405, sala 13. Telefone para contato 3628 9271

Em Piracicaba: Torres turismo, localizada na Avenida Beira Rio, 1001. Telefone para contato 3417 2300

A Mostra Casa Modelo EcoDecor só é possível graças ao patrocínio de empresas com compromisso com a sustentabilidade, entre elas, a Caixa Economica Federal, Jornal TodoDia, HM Construtora, CPFL Energias, Docol, Ajinomoto, Petrobras/Replan e Invista, além de contar com os apoios da prefeitura de Americana, Rádio Azul Celeste, Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), Associação de Engenheiros e Arquitetos de Americana (AEAA), do Instituto de Arquitetos do Brasil, AmBev, Tintas Sherwin Williams, Sunlab Power, Cereja, House Luz Iluminação e Estilo, Sindicato da Arquitetura e da Engenharia, Tintas Hydronorth, PMK Propaganda e Marketing. O projeto está sendo supervisionado pelo arquiteto Antônio Giocondo.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo