Barco Escola é finalista em dois temários da categoria Sociedade Civil do 6º prêmio ação pela água

A Associação Barco Escola da Natureza é finalista em dois temários dentro da categoria “Sociedade Civil”, no 6º Prêmio Ação pela Água, promovido pelo Consórcio PCJ. O Barco escola concorre no temário de “Educação ambiental” com o projeto “Programa Barco Escola” e no temário “Recuperação de Áreas degradadas”, com a iniciativa “Adote uma árvore”. Os vencedores serão conhecidos no dia 27 de novembro no espaço Le Blanc, em Americana (SP).

Adote uma Árvore

O objetivo do projeto “adote uma árvore” é incentivar a participação do maior número de pessoas para recuperar áreas de preservação permanentes (APP´s).  A iniciativa não se limita apenas em adotar uma árvore, mas também em acompanhar todo o processo.

Segundo o colaborador do projeto, Genaro Santos dos Lagos, a ideia foi proporcionar a pessoas comuns (que não atuam na área ambiental ou não possuí nenhum vínculo) a possibilidade de participar de ações de preservação.  “Essa parcela da população tem o interesse em ajudar de alguma forma”, atenta Lagos.

O projeto “Adore uma Árvore”, está em execução há dois anos e passou por várias etapas até chegar ao modelo atual.

Lagos diz que 21 municípios participam do projeto, mas há o interesse de expandi-lo.  “Temos a possibilidade de criar condições com que qualquer município do país venha participar da campanha, sem custo e necessidade de estrutura física”, lembra ele.

“Cada município vai poder criar uma estrutura semelhante a que existe hoje, com isso ter autonomia na sua própria campanha. Nós atuamos na coordenação,  envolvendo o município e fazendo com que a ideia se expanda e multiplique”, explica Lagos.

Programa Barco Escola

A Associação investe também na comunicação para a comunidade acompanhar todos os trabalhos que vem sendo realizado. O Barco Escola possui um informativo on-line com o resumo da semana na área ambiental e é encaminhado através de e-mail, às sextas – feiras para uma lista de contatos.

Um desses informativos chegou ao Canal NET Cidades de Americana (SP), que decidiu criar um programa na sua grade sobre o Barco Escola. O programa Barco Escola começou a ser exibido em julho de 2011 com voluntários da associação, treinados pelo canal de  TV, e posteriormente voluntários da própria NET também tiveram o interesse em participar do projeto.

Segundo o assessor de imprensa do Barco Escola, Juan Piva os resultados foi levar educação e sensibilização a todas as faixas etárias. Também há no programa um quadro com o nome “Peixoto” com dicas sustentáveis para crianças.

O Programa é exibido na cidade de Americana e mais oito cidades que englobam a região. Com o tempo houve interesse de mais cidades em retransmiti-lo como: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema e Mauá (ABCDM), baixada Santista, além de Rezende no Rio de Janeiro.

Piva atenta em dar continuidade ao Programa do Barco Escola. “Temos a perspectiva de formar outras unidades do programa em outras cidades e, quem sabe um dia, uma Televisão Pública tenha o interesse em retransmiti-lo. A meta é aumentar cada vez mais o alcance, sem deixar de lado a internet, onde episódios podem ser acessados na íntegra”, explica ele.

O 6º Prêmio Ação pela Água é realizado pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) e conta com o patrocínio master da Caixa Econômica Federal, patrocínios do Buffet Claudia Porteiro e Invista, e apoio institucional da Agência Nacional de Águas (ANA), da Prefeitura Municipal de Americana (SP), Confederação das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, e do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).

on-line

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo