Volume útil do Sistema Cantareira caiu para 47,3% em junho e segue na “Faixa 2 – Atenção”
O Boletim Hidrológico divulgado pelo Consórcio PCJ indica que, em junho de 2025, o volume de chuvas nas Bacias PCJ foi 6,1% inferior à média histórica, totalizando 38,3 mm, em comparação aos 40,8 mm esperados para o período. As vazões dos rios ficaram 51,5% abaixo da média no mês, mantendo a tendência de níveis abaixo do esperado desde o início do ano.
No Sistema Cantareira, as chuvas totalizaram 49,2 mm, 11,5% abaixo do esperado, e o volume útil armazenado caiu para 47,3%, mantendo o sistema na “Faixa 2 – Atenção”. Com a perspectiva histórica de redução dos índices de chuva nos meses mais secos, até agosto, a tendência é que o reservatório continue apresentando queda no volume.
A condição de neutralidade frente aos fenômenos La Niña e El Niño segue predominando para o trimestre julho-agosto-setembro, indicando possibilidade de chuvas dentro da média histórica nas Bacias PCJ.
O Consórcio PCJ reforça a importância do monitoramento constante dos padrões climáticos e da adoção de medidas para o uso racional da água.
Para mais detalhes, baixe o boletim na íntegra:
? Boletim Hidrológico – Dados de junho de 2025