Bacias PCJ registram chuvas 6,1% abaixo da média e vazões dos rios 51,5% menores

Volume útil do Sistema Cantareira caiu para 47,3% em junho e segue na “Faixa 2 – Atenção”

O Boletim Hidrológico divulgado pelo Consórcio PCJ indica que, em junho de 2025, o volume de chuvas nas Bacias PCJ foi 6,1% inferior à média histórica, totalizando 38,3 mm, em comparação aos 40,8 mm esperados para o período. As vazões dos rios ficaram 51,5% abaixo da média no mês, mantendo a tendência de níveis abaixo do esperado desde o início do ano.

No Sistema Cantareira, as chuvas totalizaram 49,2 mm, 11,5% abaixo do esperado, e o volume útil armazenado caiu para 47,3%, mantendo o sistema na “Faixa 2 – Atenção”. Com a perspectiva histórica de redução dos índices de chuva nos meses mais secos, até agosto, a tendência é que o reservatório continue apresentando queda no volume.

A condição de neutralidade frente aos fenômenos La Niña e El Niño segue predominando para o trimestre julho-agosto-setembro, indicando possibilidade de chuvas dentro da média histórica nas Bacias PCJ.

O Consórcio PCJ reforça a importância do monitoramento constante dos padrões climáticos e da adoção de medidas para o uso racional da água.

Para mais detalhes, baixe o boletim na íntegra:

? Boletim Hidrológico – Dados de junho de 2025

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

9 de outubro de 2025

Evento vai exibir minidocumentário a partir das produções audiovisuais realizadas pela entidade nessas mais de três décadas de história. Finalistas do Prêmio vão receber o…

9 de outubro de 2025

Com o tema “Proteção aos Mananciais e Recarga Hídrica”, os participantes conheceram de perto as ações da planta da Replan, em Paulínia (SP), e conceito…

6 de outubro de 2025

Construção contará com espaços de lazer sustentáveis na Represa do Marcelo Pedroni, ponto turístico da cidade O município de Sumaré, associado ao Consórcio PCJ, ganhará…

Pular para o conteúdo