Bacias PCJ encaminham proposta de calendário de renovação da outorga do Cantareira aos Órgãos Gestores

Em reunião realizada no dia 20 de novembro, na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, representantes das Bacias PCJ concordaram com o adiamento da renovação da outorga do Sistema Cantareira, condicionando aos órgãos gestores a elaboração de cronograma de ações em 2016 e 2017, para que as discussões sobre o tema não se arrefeçam e um consenso entre as partes envolvidas seja alcançado.Os Comitês PCJ enviaram no dia 04 de novembro suas sugestões aos Órgãos Gestores, responsáveis pela Renovação da Outorga do Sistema Cantareira, no caso, a ANA e o Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).

Entre as ações previstas no cronograma, destaca-se a realização de reuniões conjuntas entre os órgãos gestores e os Comitês PCJ e do Alto Tietê, com o objetivo de se construir uma proposta guia de outorga consensuada entre todas as partes interessadas.

Além disso, segundo o documento emitido pelo Comitês PCJ, é imprescindível a necessidade de evidenciar, de forma online e em tempo real, os dados das vazões relativas aos túneis de transferência para todos os envolvidos no processo de renovação de referida outorga.

É importante ressaltar que o Comitê julgou como relevante a necessidade de discussões públicas e internas no que diz respeito às propostas apresentadas, e que se coloca a disposição para quaisquer esclarecimentos.

O Consórcio PCJ também enviou aos órgãos gestores, no final de outubro, sua proposta de calendário para as discussões sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira. Nas sugestões da entidade constam a realização de três talk-shows durante o ano de 2016, com a organização em dezembro do evento “Pacto Regional pela Água”, em que se pretende elaborar uma proposta baseada nas discussões anteriores.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo