Bacia do Rio Corumbataí avança na revitalização e tratamento de esgoto chega a 75%

 As ações promovidas de revitalização na Bacia do Rio Corumbataí já registram resultados e índices altamente positivos em relação ao Diagnóstico apresentado , em 1992, em Seminário Histórico denominado “Semana de Debates Sobre Recursos Hídricos e Meio Ambiente”. Um exemplo é o tratamento de esgotos que saltou de 2,5% para 75%. Os dados foram apresentados durante o Encontro do Fórum Intermunicipal em Defesa da Bacia do Rio Corumbataí, realizado no dia 17 de maio na Câmara de Piracicaba (SP), que entre outras discussões estabeleceu o “Plano Estratégico” para ampliar as ações de Revitalização Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí.

O Fórum, coordenado pelo vereador José Longato de Piracicaba, conseguiu reunir neste encontro representantes dos seis municípios que fazem parte da Bacia do Rio Corumbataí (Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina(parcela da área), Piracicaba, Rio Claro e  Santa Gertrudes), vários vereadores, Secretários Municipais, Ministério Público, Consórcio PCJ, Secretaria do Meio ambiente do Estado, Fundação Florestal e representantes da comunidade em geral.

O evento contou com as palestras do Secretário do Meio Ambiente de Piracicaba, Rogério Vidal e Silva, do Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, e do coordenador de projetos da entidade, Guilherme Valarini, além do promotor público do Grupo Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), Dr. Ivan Carneiro, que de modo geral apresentaram análise do Novo Código Florestal, enumerando as diversas intervenções ocorridas na Bacia do Corumbataí.

As ações realizadas surpreenderam a todos devido aos resultados obtidos: a Bacia do Corumbataí se aproxima dos 100% de coleta, afastamento e tratamento de esgotos, plantio de matas ciliares, que somam dois milhões de árvores  plantadas para proteção de nascentes, construção de viveiro de mudas, aplicação de educação ambiental para milhares de pessoas, início do monitoramento das águas, ações pró ativas do Ministério Público visando a recuperação das bacias,  entre outras importantes ações.

Ao final do evento, os participantes do Fórum propuseram a “Carta de Piracicaba para a Revitalização da Bacia do Rio Corumbataí”, com a estrutura básica do conteúdo aprovada na reunião.  A equipe do Consórcio PCJ e a Assessoria do vereador Longato ficaram responsáveis por inserir no documento as prioridades acordadas, repassando-as aos demais membros do Fórum para considerações. Após esses ajustes, a Carta será divulgada a toda a comunidade, instituições públicas e privadas, como também à imprensa.

O Consórcio PCJ apresentou uma proposta de Programa de Revitalização que envolve todas as ações direta ou indiretamente relacionadas aos Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Saneamento. Iniciando por estudos de viabilidade, passando pelo tratamento de esgotos e, efluentes industriais, combate ao desperdício nas redes publicas de distribuição de água, uso e ocupação do solo, sensibilização ambientam, Eco Turismo, implementação de “APA”, chegando a ações afins complementares, com um custo total estimado na ordem de R$ 400 milhões. As fontes de recursos partiriam das “60 fontes” que o Consórcio PCJ vem divulgando nos últimos dois anos, compensações ambientais e até o retorno da “Contribuição Voluntária para Revitalização da Bacia do Rio Corumbataí”, efetuada pelas Prefeituras envolvidas, iniciativa privada, entre outras.

Foi aprovada uma “Unidade de Gerenciamento Provisória”, para alavancar as ações propostas, com a Secretaria Executiva e ações Técnicas, concentradas no Escritório Regional do consórcio PCJ, existente em Piracicaba, com o apoio e Coordenação Geral do Fórum em Defesa da Bacia do Rio Corumbataí e contribuição e participação das Entidades e Organismos , presentes neste encontro.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo