Avanços da Gestão de Recursos hídricos e revitalização florestal são lembrados na celebração dos 32 anos de fundação do Consórcio PCJ

Evento online celebrou o aniversário da entidade e as três décadas de atuação do Programa de Proteção aos Mananciais

Há 32 anos, em 13 de outubro de 1989, 11 municípios se uniram para mudar a realidade da qualidade da água que abastecia nossa região e criaram a entidade que daria o pontapé da construção do gerenciamento de recursos hídricos das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, o Consórcio PCJ. Hoje, já somam 40 cidades e 24 empresas engajadas com a recuperação e preservação da água da nossa região. Para comemorar essa importante data, na última quarta-feira (13), foi realizada live no YouTube apresentada pela gerente técnica, Andréa Borges, com a participação do engenheiro agrônomo e especialista em gerenciamento ambiental, Carlos Schincariol, do secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, e do Presidente da entidade e prefeito de Limeira (SP), Mário Botion.

No início da transmissão, Lahóz destacou a importância que a “Campanha Ano 2000 – Redenção Ecológica do Rio Piracicaba”, teve para a criação do Consórcio PCJ. “Esse movimento foi coordenado pela Associação de Engenheiros de Piracicaba e continha 32 problemas e 32 soluções, sendo que a de número de 19 era a falta de um organismo regional que auxiliasse a ter governabilidade, legislação de recursos hídricos, que culminaria com a fundação do Consórcio PCJ”, relatou.

O presidente do Consórcio PCJ lembrou da sua participação na Aeal (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Limeira), que no início dos 1990 também auxiliou na consolidação do Consórcio no gerenciamento de recursos hídricos da nossa bacia. Quando das discussões eu estava na diretoria da Associação, entre os anos de 1990 e 1991, era um assunto que parecia muito diferente para época, algo distante e hoje nós vemos que se tivesse começado há 50 anos antes teria sido melhor ainda. A Aeal participava do Consórcio pela sociedade civil e as eleições para participar eram bem pegadas, todo mundo queria fazer parte”, relembrou Botion.

O evento online também serviu para comemorar os 30 anos do primeiro plantio de reflorestamento ciliar, que ocorreu às margens da represa Milhã, em Capivari, através do Programa de Proteção aos Mananciais. Carlos Schincariol relembrou os primeiros anos do programa em que atuou como prestador de serviços do Consórcio PCJ, quando ficou responsável pelo levantamento da situação do Ribeirão Forquilha, local em que se encontrava o barramento que abastecia o município e a necessidade de revitalização e preservação.

Numa parceria entre Consórcio PCJ, CESP (Companhia Energética de São Paulo), DEPRN (Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais), Polícia Ambiental e Sindicatos Rurais numa força tarefa para sensibilizar os proprietários rurais sobre a importância desse projeto. “Eu fui a campo para visitar propriedade por propriedade, que nessa microbacia [do Ribeirão Forquilha] envolveu 28 unidades, e além do laudo ambiental eu elaborei os projetos de reflorestamento. Foram plantadas 135 mil mudas. Me sinto muito honrado de ter participado dessa importante iniciativa”, comentou Schincariol.

Na ocasião, também foi apresentado o novo selo do Programa de Proteção aos Mananciais que irá ilustrar também os materiais de divulgação e sensibilização do Consórcio PCJ. A arte é composta por elemento que remetem a temas como: proteção, cooperação, aquilo que fazemos no presente, o que esperamos para o futuro e o resultado de todo o trabalho empenhado de revitalização.

Também foi informado durante a live que está em processo de produção uma nova “landing page” com o histórico sobre o programa, publicações de apoio sobre projetos de revitalização, além de facilitar o acesso à solicitação de mudas e cadastro de propriedades rurais para potenciais novas ações do Programa de Proteção aos Mananciais. A “landing page” será lançada no próximo dia 29/10, dentro do site www.agua.org.br.

Se você não conseguiu acompanhar a live de aniversário dos 32 anos de fundação do Consórcio PCJ e de 30 anos do Programa de Proteção aos Mananciais, ela está disponível no canal da entidade no YouTube:

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo