Atuação da Agência de Bacias PCJ é destaque da última Web Entrevista do Consórcio

Finalizando as Web Entrevistas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Consórcio PCJ disponibilizou na quinta-feira, dia 04 de junho, a Web Entrevista “A Importância das Agências de Bacias para os Comitês”, com participação do Presidente do Conselho Deliberativo da Agência PCJ, Paulo Tinel e mediação do Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz. A produção está disponível para acesso no canal do Consórcio PCJ no Youtube, assim como nas outras mídias sociais da entidade.

Criada em 2005, a Agência PCJ gerencia os recursos financeiros arrecadados com a cobrança pelo uso da água nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Até 2011, o Consórcio PCJ exerceu as funções de entidade delegatária da Agência Nacional de Águas (ANA), enquanto eram feitos os estudos para definir a figura jurídica da atual Fundação Agência das Bacias PCJ, responsável pela gestão dos recursos provenientes das cobranças estaduais (SP e MG) e da união.

Durante o encontro virtual, Tinel ressaltou o grande trabalho desenvolvido ao longo dos anos pela agência em prol dos recursos hídricos. “Nesse tempo em que estamos atuando cumprimos muitas metas. Priorizamos o tratamento de esgoto e reduzimos muito o índice de perdas de água na Bacia PCJ. Hoje existem cidades que, graças ao impulsionamento da agência, possuem pouquíssimas perdas. Desde 2005 a agência só vem crescendo e sendo um diferencial”, comentou ele.

Em relação aos trabalhos exercidos pela entidade, o Presidente do Conselho Deliberativo da Agência PCJ menciona a renovação da outorga do Cantareira, realizado com o apoio do Consórcio PCJ e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), como sendo um dos mais memoráveis. “Nós tivemos ao longo desses anos vários trabalhos. Mas é interessante lembrar esse feito em conjunto pelas três entidades. Unidas cumpriram seu objetivo”, lembrou.

Tinel ainda agradeceu a Lahóz por todo o apoio recebido desde a criação da Agência PCJ. “Graças ao Consórcio PCJ surgiu a Agência Reguladora de Saneamento (ARES-PCJ) e a Agência de Bacias PCJ. Hoje trabalhamos de forma integrada e somos uma família. Nós plantamos a semente de um sistema de gestão que me arrisco a dizer ser exemplo de sucesso na América Latina”, disse.

Comemorações da Semana do Dia Mundial do Meio Ambiente

O Consórcio PCJ, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizou nesta semana entrevistas com personalidades influentes da área de preservação ambiental. Todas as entrevistas estão disponíveis para serem assistidas na conta do Youtube da entidade, bem como, nas outras mídias sociais. Já na sexta-feira, dia 5 de junho, o Consórcio PCJ promoverá o Webinar “Potenciais do Mercado de Água de Reuso”, às 14h.

As inscrições devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/Syc7AnWs5pWMqifs5.

Neste ano, o tema definido pela Organização das Nações Unidas para a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente é “Biodiversidade”

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo