Atibaia inaugura 2ª fase da ETE Estoril em 5/9, ampliando sistema de tratamento de esgoto

Entrega das obras pela Atibaia Saneamento aproxima o município das metas de universalização do esgoto

Serão inauguradas no próximo dia 5 de setembro as obras da 2ª fase da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Estoril, realizadas pela Atibaia Saneamento, empresa responsável pelo sistema de esgotamento sanitário e que atua no município por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com a SAAE – Saneamento Ambiental Atibaia. Com a entrega, a cidade amplia a capacidade de tratamento de 200 para 300 litros de esgoto por segundo, proporcionando mais saúde e bem-estar aos munícipes.

“Estamos muito contentes com mais essa entrega, pois a ampliação poderá atender aproximadamente 85 mil moradores em 16 bairros de Atibaia. A meta é ter 100% do esgoto tratado no município e agora nos aproximamos ainda mais dessa realidade”, disse o prefeito de Atibaia, Emil Ono.

“Deixamos a ETE Estoril muito mais moderna e funcional, com esse incremento, passam ser tratados mais de 300 litros de efluente por segundo, aumentando o índice de tratamento e coleta no município. Esses investimentos aproximam ainda mais, Atibaia da universalização do saneamento”, comentou o diretor da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.

As obras finalizadas fazem parte do Plano de Universalização de Esgoto de Atibaia e têm como objetivo tornar a ETE Estoril uma unidade terciária com capacidade de remoção de nutrientes e funcionamento por meio do sistema de fluxo contínuo. A modernização, entre outros fatores, garante o aumento da vazão e eficiência nos processos, além de maior segurança operacional e qualidade do efluente purificado.

Atualmente, a operação atua na cidade com duas grandes ETEs, Estoril e Caetetuba, e trabalha constantemente na implantação de mais redes de coleta, novas ligações e expansão do sistema de esgotamento sanitário local, visando o desenvolvimento sustentável de Atibaia.

“Assim como as entregas anteriores, a 2ª fase da ETE Estoril reafirma o nosso compromisso com a universalização do esgoto no município e a prestação de serviços de saneamento básico de qualidade”, afirmou a superintendente da SAAE, Fabiane Santiago.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo