Associados se destacam no Programa Município Verde Azul 2017

Na última quarta-feira, dia 13, foi anunciado o ranking 2017 do Município VerdeAzul, programa realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Nessa edição oito municípios associados ao Consórcio PCJ receberam a certificação. Campinas foi a cidade mais bem colocada, figurando na quinta colocação.
Além de Campinas, também foram certificados os municípios associados de Americana (11ª posição), Itatiba (17ª), Limeira (18ª), Jaguariúna (21ª), Holambra (23ª), Indaiatuba (26ª) e Atibaia (46ª). O levantamento é liderado pelo município de Novo Horizonte.

O Consórcio PCJ todos os anos auxilia os municípios com ações de educação ambiental e gestão de recursos hídricos, com o objetivo de melhorar o desempenho junto ao Programa Município Verde Azul. Os associados interessados em obter apoio podem entrar em contato pelo e-mail agua@agua.org.br para as ações em 2018, quando será liberado um novo ranking.

O anúncio da edição de 2017 foi feito pelo vice-governador, Márcio França, que destacou que São Paulo é um Estado referência na área ambiental. “Mais de 50% da nossa energia são renováveis. A gente tem quase 20% do nosso território, mesmo sendo um território pequeno perto de alguns estados brasileiros, temos quase 20% de mata nativa do nosso Estado. E, somos um dos estados mais desenvolvidos do mundo”, disse.

O ranqueamento é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios. São critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

Em 2017 houve novidades para os municípios que aderiram ao programa, com duas pré-certificações, que aconteceram em junho e setembro, além da participação nos encontros do Ambiente Móvel.

O Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possa utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e ações sustentáveis. O primeiro Ranking Ambiental do Município VerdeAzul foi anunciado em 2008, com a certificação de 44 municípios. O último foi feito em 2016 e certificou 78 municípios.

O Programa Município Verde Azul completa 10 anos de existência e se tornou referência para a Comunidade Europeia.

Mais sobre o Programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

As ações compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente.

A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade. E ao fim de cada ciclo publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

Apoio Texto: Assessoria Governo de São Paulo

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo