Associados melhoram ranqueamento no Programa Municípios Verde Azul

Bragança Paulista conquistou Prêmio Franco Montoro pelo melhor desempenho na bacia hidrográfica
Na última quinta-feira, dia 08, em solenidade no São Paulo Expo, foi divulgado o Ranking do Programa Município Verde Azul – PMVA de 2016, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Os municípios associados ao Consórcio PCJ melhoraram seu desempenho em relação ao ano anterior.

Em 2016, 27 municípios melhoraram suas notas no Ranking do Município Verde Azul em relação ao ano passado, e destes 12 obtiveram nota acima de 80 pontos e ganharam, portanto, o certificado Município Verde Azul.

A Prefeitura de Bragança Paulista foi o município melhor colocado, conquistando a 5ª colocação no Ranking Ambiental Paulista, ao concorrer com mais de 600 municípios do Estado de São Paulo.

A cidade também recebeu o Prêmio Franco Montoro, que é dedicado aos municípios que conseguiram a melhor colocação no Ranking na bacia hidrográfica pertencente a ele, que no caso de Bragança, a Bacia PCJ.

Em 2012, dos 371 participantes, Bragança ocupou a 355ª posição, com 16 pontos. Por conta do empenho e trabalho contínuo na área ambiental desde o início da Administração, em 2013, o município subiu diversas posições no ranking, de modo que, entre os 587 participantes, ocupou a 248ª posição, com 54 pontos. Em 2014, pela primeira vez obteve premiação e certificação, atingindo 88 pontos, na 49º colocação entre os 610 participantes. Em 2015, recebeu 95,19 pontos, conquistando a 6ª colocação e o Prêmio Franco Montoro, inédito para o município. Agora em 2016, conseguiu avançar ainda mais, conquistando a 5ª colocação com 96,81 pontos e, mais uma vez, o Prêmio Franco Montoro.

“É um sentimento enorme de realização e também de agradecimento. É a certeza de que concluímos tudo o que propomos e que deixamos Bragança Paulista melhor do que quando entramos. Estou muito feliz e agradecido, a todos que trabalharam, direta ou indiretamente, e contribuíram para todo esse processo meu ‘Muito Obrigado’ mesmo. Ver o quanto evoluímos! Só fomos tão longe porque contamos com a cooperação de muitas pessoas e segmentos, muitos acreditaram e embarcaram nessa juntos”, comentou Francisco Chen, Secretário do Meio Ambiente.

Município Verde Azul

O Programa Município Verde Azul foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com o propósito de descentralizar a agenda ambiental nas cidades, além de apoiar a eficiência da gestão ambiental.

Um dos principais objetivos do PMVA é estimular as prefeituras das cidades do Estado a executar políticas públicas que contenham estratégias para o desenvolvimento sustentável do Estado.

A avaliação dos municípios participantes ocorre ao final de cada ano, e recebem uma nota ambiental até 100, de acordo com o desempenho em dez indicações: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

O Consórcio PCJ todos os anos auxilia os municípios com ações de educação ambiental e gestão de recursos hídricos, com o objetivo de melhorar o desempenho junto ao Programa Município Verde Azul. Os associados interessados em obter apoio podem entrar em contato pelo e-mail agua@agua.org.br para as ações em 2017, quando será liberado um novo ranking.

braganca_verdeazul

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo