Associados ao Consórcio PCJ conquistam posições no Ranking do Saneamento 2025

Na lista dos cem municípios melhores colocados, constam oito associados da entidade 

Oito associados do Consórcio PCJ foram reconhecidos na 17º edição do Ranking do Saneamento, realizado pelo Instituto Trata Brasil e divulgado no último mês de julho. Os municípios de Campinas (Sanasa), Limeira (BRK Ambiental), Piracicaba (SEMAE), Sumaré (BRK Ambiental) e a companhia de água e saneamento DAE Jundiaí, conquistaram posições no levantamento que avalia indicadores de nível de atendimento, melhorias em cobertura, e eficiência operacional em água e esgoto das cem cidades mais populosas do país.

Campinas (Sanasa) se destaca ao ocupar o primeiro lugar da lista, seguidos por Limeira (BRK Ambiental) em segundo. A DAE Jundiaí ficou na 12º colocação, Piracicaba (SEMAE) em 24º, e Sumaré (BRK Ambiental) na 53ª colocação.

Para produzir o ranqueamento, foram levados em consideração os indicadores mais recentes do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA), ano-base 2023, publicado pelo Ministério das Cidades, além de uma ponderação de pesos na evolução dos indicadores estabelecida em metodologia criada em parceria com a consultoria GO Associados.

CAMPINAS E SANASA NO TOPO

Campinas recebeu nota dez em todos os quesitos avaliados pela instituição, que diz respeito ao atendimento total de água e coleta de esgoto, índice de tratamento total de esgoto e perdas na distribuição, e investimento médio per capita. 

Desde 2021, a Sanasa investiu quase R$ 1,1 bilhão para a execução do Plano Campinas 2030, cujo objetivo é garantir o abastecimento de água de forma segura e sustentável para o município e seu crescimento socioeconômico nos próximos anos. 

Até o momento, o plano já entregou 20 novos reservatórios de água potável, elevando para 196 milhões de litros de água armazenada para atender a população por 20 horas em caso de incidentes que comprometam a água do Rio Atibaia, que abastece Campinas, ou em situação de falta de energia que impeça a captação. Esses reservatórios reforçam o abastecimento de mais de 350 bairros, beneficiando mais de 750 mil moradores.

O plano também executou a troca de 473 km de redes de água antigas por novas. Essa ação favorece a redução do índice de perdas de água na distribuição, que segundo o ranking atualmente é de 19,67%, um dos mais baixos do Brasil. 

BRK TAMBÉM SE DESTACA COM AS OPERAÇÕES EM LIMEIRA E SUMARÉ

Limeira obteve como principal destaque no levantamento os índices conquistados em perdas de águas. A cidade atingiu nota máxima nos indicadores de perdas por ligação, no faturamento e na distribuição, com 18,95%. Com isso, mantém-se à frente da média nacional de 40,3% do período analisado.

A atuação da BRK engloba também o desenvolvimento de ações para a melhoria da qualidade dos rios e córregos da área urbana de Limeira, o que inclui o trabalho de despoluição dos cursos d’água que cortam o município.

No primeiro semestre deste ano, 10 bilhões de litros de esgoto sem tratamento deixaram de ser despejados nos rios e córregos da cidade. Esse volume corresponde a 4.000 piscinas olímpicas.

Em Sumaré, a BRK concluiu no fim de junho a implantação da Nova Estação Elevatória de Esgoto (EEE) no bairro Jardim Davina, projetada para transportar os efluentes (resíduos de atividades humanas) de uma região mais baixa para uma mais alta, garantindo que ele seja conduzido adequadamente até a estação de tratamento.

Com capacidade para bombear até 6 litros de esgoto por segundo, a nova estação beneficia diretamente os moradores dos bairros Jardim Davina e Jardim Vitória, encaminhando os efluentes desses bairros até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jardim das Águas.

Além disso, destaca-se a construção em andamento da ETE Tijuco Preto, que terá capacidade de tratar o esgoto gerado por aproximadamente 93 mil moradores em 54 bairros, promovendo um impacto direto na qualidade ambiental, na saúde pública e na preservação dos recursos hídricos.

UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO 

O Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB) consiste no planejamento integrado das quatro vertentes do saneamento básico: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos urbanos e drenagem, e manejo das águas pluviais urbanas.

O PLANSAB estabelece 29 metas que envolvem, entre outros, 8 indicadores para o componente de abastecimento de água, 6 para esgotamento sanitário e 8 para resíduos sólidos urbanos. O objetivo final é garantir que 99% dos brasileiros deverão contar com água tratada em suas torneiras, enquanto 90% deverão ter acesso à coleta e ao tratamento de esgotamento sanitário até o ano de 2033.

RANKING DO SANEAMENTO

Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos maiores municípios brasileiros com base na população, com o objetivo de dar luz a um problema histórico no país. A falta de acesso à água potável impacta 16,9% dos brasileiros e 44,8% não possuem coleta de esgoto, refletindo em problemas na saúde, produtividade no trabalho, valorização imobiliária, turismo e na qualidade de vida da população, impactando profundamente o desenvolvimento socioeconômico do país.

O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

ASSOCIADOS DO CONSÓRCIO PCJ

O Consórcio PCJ trabalha em parceria com governos, empresas e sociedade civil, implementando projetos e medidas para proteger e garantir a disponibilidade de água em quantidade e qualidade. A instituição foi fundada em 1989 por 11 municípios e sete anos depois, em 1996, empresas passaram a participar também do quadro de associados, com o objetivo de integrar o segmento empresarial às atividades de gestão dos recursos hídricos das Bacias PCJ.

Atualmente, 43 municípios e 25 empresas compõem o quadro de associados do Consórcio PCJ. Para saber como se tornar um associado, acesse: https://agua.org.br/seja-um-associado/

Foto: Reprodução/Instituto Trata Brasil

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

11 de novembro de 2025

Categoria é voltada às instituições de Educação Básica localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ Os projetos “Refloresta”, da E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste), Vozes…

11 de novembro de 2025

Evento que teve início nesta segunda-feira, 10, reúne líderes globais para discutir soluções integradas de adaptação, resiliência e segurança hídrica. A Conferência das Nações Unidas…

10 de novembro de 2025

Consórcio PCJ esteve presente na celebração, que aconteceu no dia cinco de novembro para celebrar a história e os investimentos futuros O Consórcio PCJ participou…

Pular para o conteúdo