A partir dessa quarta-feira, dia primeiro de junho, acontece em Mérida, no México, a 10ª Assembleia Geral da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB). O Consórcio PCJ é membro do Comitê de Ligação, espécie de diretoria da rede, e estará presente durante todo o evento, que nesse ano discutirá entre outros temas, a adaptação da gestão de recursos hídricos para a incidência de eventos climáticos extremos.
A Assembleia terá duração de quatro dias e conta com o apoio de órgãos federais do México, como a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, a Comissão Nacional da Água (CONAGUA), os conselhos mexicanos de bacias hidrográficas, assim como a Rede de Organismos de Bacias da América do Norte (ROCAN).
A RIOB discutirá durante o encontro, a gestão duradoura de bacias com planejamento e sustentabilidade, a maior participação da comunidade e de setores econômicos, além do papel, mandato e composição dos conselhos e comitês de bacias.
A Assembleia apresentará, ainda, o primeiro balanço da implementação dos compromissos do “Pacto de Paris sobre a água e a adaptação às mudanças climáticas nas bacias, rios, lagos e aquíferos”, assinado por 324 organismos do mundo todo, entre eles o Consórcio PCJ, por ocasião da COP21 de Paris, realizada em dezembro do ano passado, e também de estabelecer as perspectivas de ações para a COP22, que acontecerá ao final de 2016 em Marrakech, no Marrocos.
Durante o encontro no México, o Consórcio PCJ apresentará o Museu da Água de Indaiatuba (SP), como sugestão de visita técnica aos membros da RIOB quando estiverem por passagem pelo Brasil ou por ocasião da realização do Fórum Mundial da Água 2018, que será sediado em Brasília (DF). A intenção da entidade é de promover, antes ou após a realização do evento, visitas às boas práticas de gestão nas Bacias PCJ aos participantes que virão de todo mundo.
Consórcio PCJ e a RIOB
A RIOB foi criada em 1994, durante a Assembleia de Aix les Bains, na França, por várias organizações, entre elas o Consórcio PCJ, que tinham como objetivo comum a implementação da gestão integrada dos recursos hídricos por bacias hidrográficas. Essas mesmas entidades assinaram a carta com esse pacto na Assembleia de Morelia, no México, em 1996, e confirmada depois durante as Assembleias seguintes de Valencia (Espanha), em 1997, e em Salvador (Brasil), em 1998.
O Consórcio PCJ é membro ativo da rede desde a sua fundação, com qual já realizou diversas ações em parceria com a Agência Francesa Loire Bretagne, o Escritório Internacional da Água, entre outros. Recentemente, a RIOB auxiliou na parceria entre o Consórcio PCJ, Agência Loire Bretagne e o Fórum dos Comitês Gaúchos, pelo qual experiências de gestão de recursos hídricos foram replicadas.