Assembleia Geral da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB) tem início nessa segunda-feira, dia 30, no Marrocos

Presidente do Consórcio PCJ e o secretário executivo da entidade estão presentes no evento que discutirá os impactos das mudanças climáticas na gestão da água

A cidade de Marraquexe, no Marrocos, recebe a partir dessa segunda-feira, dia 30 a 11ª Assembleia Geral Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), que tem como objetivo abordar as evoluções em diferentes partes do globo na gestão de recursos hídricos, ao mesmo tempo, que se debaterá os impactos das mudanças climáticas para a disponibilidade hídrica futura. O Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Nova Odessa (SP), Benjamim Bill Vieira de Souza, está presente ao evento acompanhado do secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz.

O primeiro compromisso do Presidente nessa segunda-feira (30) foi a participação na Reunião do Comitê de Ligação da RIOB, espécie de diretoria da rede, da qual o Consórcio PCJ é membro, onde Bill proferiu discurso sobre a importância do intercâmbio de experiências em gestão e os 30 anos de fundação da entidade. “Tudo o que somos não aprendemos sozinhos, mas aprendemos com nossos amigos de gestão da água espalhados pelo mundo e hoje nosso grande desafio é aperfeiçoar nossos planos de bacias para tornar nossas bacias mais resilientes aos eventos hidrológicos extremos, que tanto tem dificultado o planejamento para a sustentabilidade hídrica futura”, discursou o Presidente do Consórcio PCJ para uma plateia de técnicos e representantes governamentais de vários países do mundo.

Antes, no início da tarde, o secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, participou da “Reunião das Redes Regionais da RIOB”, em painel que discutiu formas de cooperação para a participação no 9º Fórum Mundial da Água, Dacar 2021, focadas em quatro pontos centrais: resultados do Kick-off Meeting do próximo Fórum, que aconteceu no último mês de junho desse ano; coletas de testemunhos dos stakeholders das redes de regionais da RIOB no campo de cooperação técnica; coleta de propostas e sugestões; e mobilizar os organismos de bacias para a participação no 9º Fórum Mundial da Água.

Amanhã, ocorrerá a Cerimônia de Abertura Oficial da 11ª Assembleia Geral da RIOB e, durante a tarde, o secretário executivo do Consórcio PCJ participará da Sessão sobre “O Desafio de Adaptar a Água às mudanças climáticas nas bacias hidrográficas”, na qual Lahóz fará explanação sobre os aprendizados da crise hídrica 2014/2015.

A Assembleia da RIOB acontece até próxima quinta-feira, dia três de outubro, e contará com cinco sessões temáticas que abordarão, além das mudanças climáticas, sobre: Gestão Integrada da água e energia para a segurança alimentar e o desenvolvimento rural; Conhecimento, Inovação e troca de informações na gestão da água; Diplomacia da água e cooperação internacional e transfronteiriça para a segurança hídrica; e, por fim, Financiamento da Segurança Hídrica.

Você poderá acompanhar os principais acontecimentos e discussões da Assembleia da RIOB 2019 pelo site do Consórcio PCJ, em www.agua.org.br.

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias