Artur Nogueira conclui obras de melhoria da Barragem Ângelo Toniolo

Consórcio PCJ auxiliou com consultoria técnica sobre as ações que foram executadas

O município de Artur Nogueira (SP) reinaugurou na última sexta-feira, dia primeiro de setembro, obras de melhoria na Barragem Ângelo Toniolo, com a presença do prefeito municipal, Lucas Sia, e autoridades da região. A obra é resultado colaboração entre a Prefeitura, o Serviço de Água e Esgoto (Saean) e o Governo do Estado de São Paulo

“Hoje, Artur Nogueira escreve mais um capítulo brilhante na história, e dá mais um passo para garantir o progresso vivido na cidade, atualmente. Esta reinauguração é um testemunho do poder da cooperação e do esforço conjunto para garantir a segurança e o bem-estar de nossos moradores. Falo, sem medo de errar, essa é a obra mais importante da história da nossa cidade”, ressaltou Sia.

O Consórcio PCJ foi representado na solenidade, pelas presenças do secretário executivo, Francisco Lahóz, do coordenador de projetos, José Cezar Saad, e do assessor técnico, Flávio Forti Stenico. Durante todo o processo de remodelação e reforma da barragem, os técnicos da entidade auxiliaram a prefeitura e o Saean com consultoria técnica.

Os familiares do nogueirense Ângelo Toniolo – dono das terras onde a represa foi construída na década de 90 – também estiveram presentes e receberam uma linda homenagem.

 

HISTÓRICO DA RECUPERAÇÃO DA BARRAGEM

No ano de 2021, veio à tona a notícia de que a barragem corria risco de rompimento. A represa apresentava vários pontos de erosão e infiltração de água no maciço, o que levou as autoridades a agirem imediatamente.

Cientes da situação, a Prefeitura e o Saean buscaram recursos para a recuperação, que incluiu a implantação de um dissipador de energia no vertedouro e o controle da erosão na saída do canal que conecta o descarregador de fundo e o vertedouro ao rio.

As obras foram realizadas pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado de São Paulo.

Gabriela Montoya, presidente do Saean, destacou: “A restauração da represa é um exemplo do que podemos alcançar quando trabalhamos juntos. Ela é um símbolo de nossa capacidade coletiva de preservar e melhorar os recursos que sustentam nossa querida cidade”.

A barragem abrange uma área de 160 mil metros quadrados, acumulando 587 milhões de litros de água, e responde por mais de 70% do abastecimento público.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo