Área demonstrativa do projeto Piscinões Ecológicos é implantada em Limeira

O Consórcio PCJ apresentou oficialmente na manhã dessa sexta-feira, dia 21 de dezembro, em Limeira (SP), a Área Demonstrativa do projeto Piscinões Ecológicos, com objetivo de orientar os municípios das Bacias PCJ sobre alternativas para contenção de cheias ao mesmo tempo que promove a recarga do lençol freático ampliando a sustentabilidade hídrica da região.

O evento foi destinado aos órgãos de imprensa, mas contou com as participações do presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ e vereador do município de Rio Claro, Julio Lopes – o Julinho, o secretário de meio ambiente do município de Limeira, Paulo Trigo, e o prefeito de Limeira, Mario Botion. Todos acompanharam os esclarecimentos dos técnicos do Consórcio PCJ e a simulação do funcionamento de um piscinão ecológico por meio de uma maquete interativa.

O Piscinão Ecológico de Limeira possui uma área de nove mil metros quadrados, com capacidade para armazenar um volume de água comparável a três piscinas olímpicas. A área demonstrativa fica no Bairro Residencial Roland numa área mais elevada, o que permite ao piscinão conter os picos de cheias e velocidade de escoamento da drenagem urbana, combatendo alagamentos em áreas mais baixas.

Ao redor do Piscinão Ecológico existe uma praça e área para academia ao ar livre e dentro dele foram plantadas árvores das espécies: Açoita Cavalo, Maria Mole, Ingá, Grumixama, Embaúba e Sanga d’água, que são adequadas para áreas alagáveis. No futuro a área interna se transformará num local para piqueniques e relaxamento à sombra.

Na ocasião foram plantadas duas mudas de Ipê Branco, árvore símbolo do Consórcio PCJ por representar a paz e a harmonia na gestão da água.

O prefeito de Limeira, anunciou no evento o projeto para implantação de mais piscinões ecológicos em outras áreas do município. “Estamos buscando financiamento externo para executar seis outros piscinões ecológicos em nossa área urbana”, disse Botion.

“Limeira tem o privilégio de ter vários cursos de água importante, 80% da nossa captação é feita em rios que cruzam nossa cidade, água que nós “produzimos”, por isso inciativas como essas dos piscinões ecológicos são importantes para preservar nossas nascentes para que possamos ter a água necessária para nossos munícipes”, completou o prefeito.

O secretário de meio ambiente destacou o projeto de bacias de contenção que é realizado na área rural como atividade complementar para a ampliação da oferta hídrica. “Limeira faz a reservação de água pelas cacimbas ou bacias de retenção em área rurais, como as que foram realizadas ao longo da duplicação da via Jurandir Paixão e também na estrada rural “Zé do Pote”. Esses estudos e ações já são feitas de praxe, as bacias parecem crateras nas laterais da rodovia, que estamos fazendo há muito tempo, fortalecendo essa preocupação que o Próprio Consórcio PCJ reconhece como efetiva para o aumento da reserva hídrica”, atentou Trigo.

O presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, Julinho Lopes, disponibilizou as reuniões itinerantes do Conselho pelas Câmaras Municipais das Bacias PCJ para a divulgação de inciativas como essa.

O secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, pontuou que os Piscinões Ecológicos são uma estratégia de Infraestrutura verde, recomendada pela Organização das Nações Unidas, que prevê soluções para os problemas urbanos baseados na natureza. “Esse tipo de obra é mais barato que uma obra de engenharia tradicional ao mesmo tempo que usamos a própria natureza para solucionar os problemas gerados pelos eventos extremos. O Consórcio PCJ deseja que esse exemplo do Piscinão Ecológico de Limeira seja irradiado para os outros municípios da bacia e, assim, possamos incrementar a oferta hídrica da nossa região”, disse.

O projeto dos Piscinões Ecológicos

Os Piscinões Ecológicos construídos em áreas livres permitem a percolação da água no solo e tem como principal finalidade promover a redução das ondas de pico da drenagem urbana, durante as fortes precipitações no período chuvoso, garantindo a retenção das águas e minimizando os efeitos das enchentes, ao mesmo tempo em que promovem a recarga do lençol freático, atuando como uma “grande bacia de retenção”.

O local de implantação dos Piscinões Ecológicos poderá receber paisagismo, obras de infraestrutura e lazer, o que permitirá o seu uso como espaço público pela população, diferentemente do que ocorre com os piscinões convencionais construídos em grandes centros urbanos, no qual a comunidade muitas vezes se manifesta contra sua implantação.

Os municípios que tenham interesse em detalhes e informações sobre como implantar um piscinão ecológico podem solicitar mais esclarecimento e consultoria técnica pelo e-mail assessoria.se@agua.org.br

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo