Aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos será tema de discussão em Seminário do Consórcio PCJ

No próximo dia 24, o Consórcio PCJ em parceria com o Grupo GAIA Social, realizará o 3º Seminário de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, debatendo a respeito dos cenários e tendências na área.
A geração de resíduos sólidos aumenta a cada ano no Brasil e, ainda assim, não possui uma destinação sanitária adequada, causando impactos financeiros, à saúde da população e ao meio ambiente. O Seminário da próxima quinta-feira, tem como objetivo principal discutir melhorias no gerenciamento desses resíduos, de forma a apontar os desafios, com um olhar inclusivo para as cooperativas de catadores.

O evento contará com apresentações do Gaia Social, ESTRE Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) de Piracicaba e do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares).

O grupo Gaia Social atentará para a questão do conceito e aplicação dos empreendimentos inclusivos e de impacto, visando a profissionalização de catadores. Maíra Pereira, que será a palestrante, destaca a importância de profissionalizar e envolver os colaboradores no processo de gestão de resíduos. “Seja qual for o modelo adotado pela gestão municipal é possível o engajamento das cooperativas e associações de catadores. Quanto mais preparadas estiverem maiores são as chances desse envolvimento”, diz.

Além dessa palestra, os outros temas discutidos durante seminário serão: Gestão de aterros sanitários, com um representante da Estre Ambiental; Desafios e avanços da logística reversa de embalagens pós-consumo no interior de São Paulo, coma CETESBE; Parcerias público privada com inclusão sócio-produtiva de catadores e a função fiscalizadora do ministério público, com a Gaema-Piracicaba, e o papel dos consórcios públicos na busca de soluções integradas para o gerenciamento de resíduos, do Consimares.

O 3º Seminário de Gerenciamento de Resíduos Sólidos será realizado no dia 24 de agosto, a partir das 08h30, no Anfiteatro do Instituto de Zootecnia de Nova Odessa. As inscrições devem ser feitas através do link: https://goo.gl/pDWV3N

Confira abaixo a programação final do evento:

8h30 – Recepção

9h – Abertura

9h30 – Desafios e Avanços da Logística Reversa de embalagens pós-consumo no interior de São Paulo – CETESB

10h – Parcerias Público Privadas com a Inclusão Socioprodutiva de Catadores e a Função Fiscalizatória do Ministério Púbico – GAEMA PIRACICABA

10h30 – O papel dos Consórcios para a busca de soluções integradas para o Gerenciamento de Resíduos – CONSIMARES

11h – Gestão de Aterros de Resíduos Sólidos – ESTRE AMBIENTAL

11h30 – “Empreendimentos Inclusivos e de Impacto: Conceito e aplicação; Cooperativas de Catadores como negócios de impacto” – GRUPO GAIA SOCIAL

12h – Perguntas e Debates

12h30 – Encerramento

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo