Angelo Perugini é reeleito Presidente do Consórcio PCJ

11/02/2011

Reunião do Conselho da entidade elegeu nova diretoria, apresentou curso sobre eventos hidrológicos extremos e adesão de mais de 1 milhão de habitantes para a criação da Agência Reguladora Regional do Saneamento

O prefeito de Hortolândia e atual Presidente do Consócio PCJ, Angelo Perugini, foi reeleito para ficar a frente da entidade por mais dois anos. A nova diretoria tomou posse nessa sexta-feira, dia 11 de fevereiro, durante a 66ª Reunião Ordinária da entidade, no Hotel Fonte Santa Tereza, em Valinhos (SP), com a presença de diversas autoridades.

“Agradeço a confiança depositada em mim durante esses dois anos e peço o apoio de todos para o próximo biênio para avançarmos ainda mais em cada um dos programas que o Consórcio PCJ realiza”, disse em seu discurso o Presidente reeleito.

O Prefeito de Piracicaba e Presidente dos Comitês PCJ, Barjas Negri, parabenizou o trabalho realizado solicitando a continuação da atual diretoria. “Só temos que enaltecer as ações que foram realizadas pelo Consórcio PCJ e para tanto eu peço que essa diretoria permaneça a frente da entidade”, comentou Negri para o Conselho de Consorciados, momento antes do anuncio da reeleição de Perugini.

O Conselho diretor eleito para o biênio 2011/2012 possui 1 presidente, 6 vice-presidentes (prefeitos) 3 vice-presidentes (representantes de empresas) e 13 conselheiros, sendo 08 prefeitos e 5 representantes de empresas. Todos possuem mandato de dois anos. A composição da nova diretoria pode ser conferida clicando aqui.

O Diretor Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) esteve presente ao evento e comentou que “essa diretoria realizou a transição da Agência de Água PCJ para a Fundação. As bacias PCJ são uma referência em todo o país na implantação da cobrança pelo uso da água”.

Eventos hidrológicos extremos será tema de curso de educação ambiental

A Prefeita de Piracaia e Vice-Presidente do Programa de Educação Ambiental, Fabiane Santiago, lançou oficialmente o projeto Semana da Água 2011, cujo tema é: “Afinal, que educação ambiental nós queremos”, um concurso sobre logo e slogan do projeto está em curso nas secretarias de educação das bacias.

Ela lembrou, também, que neste ano será realizado dentro do projeto o curso sobre eventos hidrológicos extremos. “As mudanças climáticas e as enchentes tem causado problemas para nossa população durante os períodos chuvosos e isso sensibilizou a equipe técnica do Consórcio PCJ na criação de um curso para capacitar as crianças e professores do projeto Semana da Água, como por exemplo, quais ações preventivas e de emergência devem ser tomadas”, comentou Fabiane.

O Prefeito de Atibaia, Dr. Denig, elogiou os esforços do Consórcio PCJ na melhora dos índices ambientais da bacia, como no caso do tratamento de esgoto, hoje em 50% ante os meros 3% de tratamento em 1989, quando a entidade foi fundada. “Tratar o esgoto produzido ocasionará economia no processo de tratamento da água captada dos rios” disse Denig.

Agência Reguladora Regional do Saneamento

O Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Dalto Favero Brochi, apresentou as novidades acerca da Agência Reguladora Regional do Saneamento e comunicou que 18 municípios já tiveram suas leis de adesão aprovada pelas respectivas Câmaras Municipais e a somatória da população dessas cidades ultrapassou 1 milhão de habitantes, meta estipulada para dar sustentabilidade à nova entidade. “Nos próximos meses será convocada uma Assembleia Geral de constituição da Agência Reguladora Regional do Saneamento”, informou.

O Coordenador de Projetos e nomeado Assessor Especial da Presidência do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, apresentou aos consorciados o livro “O Valor da Água – Primeiros resultados da cobrança nas bacias PCJ”, escrito pelos jornalistas Liana John e Pyr Marcondes. “O livro é o fechamento de ouro do trabalho executado pelo Consórcio PCJ como Agência de Água. Toda a experiência da cobrança está descrita nessa obra”, comentou Lahóz.

A diretoria reeleita deverá se reunir em breve para definir o plano de atuação do Consórcio PCJ para 2011 – 2012.

  Reunião do Conselho da entidade elegeu nova diretoria, apresentou curso sobre eventos hidrológicos extremos e adesão de mais de 1 milhão de habitantes para a criação da Agência Reguladora Regional do Saneamento

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo