André Trigueiro participará do Encontro para Jornalistas durante o Simpósio do Consórcio PCJ

 

17/09/2010

O Consórcio PCJ promoverá seu 1º Encontro de Jornalistas, com o tema “A Imprensa e o seu papel socioambiental”, durante o 2º Simpósio “Experiências em Gestão dos Recursos Hídricos por Bacia Hidrográfica”, no dia 24 de novembro. O evento já tem a presença confirmada como um dos palestrantes, do jornalista da Globo News, André Trigueiro.

O encontro busca apresentar e promover as experiências e conhecimentos na área ambiental para profissionais de comunicação, jornalistas, estudantes e técnicos ligados nessa questão. A comunicação como fator de conscientização sobre a problemática que passa o meio ambiente na sociedade contemporânea ganha destaque cada vez mais na mídia, entre os veículos de comunicação. Mais que isso, se tornou poderosa ferramenta em auxiliar a promoção e divulgação de idéias e iniciativas de sucesso em prol da preservação e conservação de nossas matas, rios e ecossistemas.

O jornalista se configura nessa nova abordagem do meio ambiente como agente dessas ações e, para tanto, adquirir mais conhecimentos sobre as diversas fontes de informações envolvidas no processo, como as ações praticadas pelo poder público, pela iniciativa privada, por ONGs, dentre outros e que se torna uma premissa fundamental.

Sobre o Jornalista André Trigueiro

Trigueiro possui Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ, além de atuar como Professor e ser o criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ. Ele Publicou em 2005 o livro  Mundo Sustentável – “Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação”, e também foi o Coordenador Editorial e um dos autores do livro “Meio Ambiente no século XXI.Desde 1996, vem atuando como repórter e apresentador do “Jornal das Dez” da Globo News, canal de TV a cabo onde também produziu, roteirizou e apresentou programas especiais ligados à temática socioambiental. Ele Cobriu pela Globo News, as Olimpíadas de Sidney (2000), a as Copas do Mundo na Coréia do Sul e no Japão (2002) e na Alemanha (2006), e as eleições para a presidência dos Estados Unidos (2004). É Editor-chefe do programa semanal “Cidades e Soluções”, exibido no mesmo canal.

Jornalista renomado, Trigueiro recebeu diversos prêmios pela sua atuação no jornalismo socioambiental, dentre os quais podemos destacar: pela série “Água: o desafio do século 21” (2003), o Prêmio Imprensa Embratel de Televisão e o Prêmio Ethos – Responsabilidade Social, na categoria Televisão. Com a sério “Kioto: O protocolo da Vida” (2005) ganhou o título de “Hours Concours” no Segundo Prêmio CEBDS de “Desenvolvimento Sustentável”. Pelo programa “Cidades e Soluções”, recebeu o prêmio Ethos de Jornalismo na categoria mídia eletrônica – TV (2007). E no ano de 2008 Trigueiro recebeu o Prêmio Ethos de Jornalismo, pelo conjunto da obra em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável (na categoria TV).

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo