Analândia inaugura sua primeira ETE e atinge 100% de tratamento de efluentes

A prefeitura municipal de Analândia inaugura, no próximo domingo, dia 20, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) “José Batista Marinho”. A inauguração faz parte dos festejos pelos 113 anos de Emancipação Político Administrativo do município.

A nova ETE está localizada na Rodovia SP 225 – Km 76 (Acesso pelo Km 78,5) e o evento acontecerá às 12h. A Estação, que é a primeira da cidade, tratará 100% do efluente gerado pelo município.

Para o Coordenador do Programa de Integração Regional do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini, a construção da estação na cidade é um grande passo para a recuperação e preservação da bacia do rio Corumbataí. “Neste município se encontram as nascentes desse importante afluente do rio Piracicaba. Essa é mais uma meta alcançada de um trabalho que objetiva ações implantadas a montante das bacias hidrográficas, o que favorece não só um município, mas todos que estão a jusante”, diz Valarini.

O encarregado do serviço municipal de água e esgoto de Analândia, José Batista Marinho, afirma que, com a nova ETE, todos ganham. “Ganha a cidade, porque melhora o aspecto municipal, a população, pela qualidade, e também as cidades que recebem a água dos nossos rios”, afirma Marinho.

Com 112 anos de história, o município de Analândia possui 4.558 habitantes – segundo estimativa 2009 do IBGE – e está inserido dentro da sub-bacia do Corumbataí que faz parte da bacia do rio Piracicaba.

O Consórcio PCJ, através do Programa de Saneamento, Racionalização e Combate às Perdas Hídricas, vem ao longo dos anos apoiando os seus consorciados no aumento e melhoria da eficiência dos índices de tratamento de efluentes, que no ano de 1989 era de 3%, em 2009, chegou a 50%.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo