Ampliar o debate sobre a importância da água foi o tema central no Pré Fórum Mundial da Água

Na última terça-feira (20), o Consórcio PCJ ao lado dos Comitês PCJ e da Agência PCJ, realizaram o evento Pré Fórum Mundial da Água, com a participação de 166 pessoas, no salão nobre da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP), em Piracicaba (SP), que destacou a necessidade do tema água ser inserido em destaque nas políticas públicas. O evento também marcou a abertura do Projeto Gota d’Água, que neste ano irá trabalhar o tema “Ecoturismo nas Bacias PCJ”. O encontro também contou com o apoio da Prefeitura municipal e da FUMEP.

Na ocasião, estiveram presentes o Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Nova Odessa (SP), Benjamim Bill Vieira de Souza, o Presidente dos Comitês PCJ e prefeito de Piracicaba (SP), Barjas Negri, o Secretário do Meio Ambiente de Piracicaba, José Otávio Machado Menten, entre outras autoridades.

O presidente do Consórcio PCJ destacou a necessidade de debates sobre planejamento e gestão da água. “Esse ano, o Brasil será palco do 8º Fórum Mundial da Água e isso mostra a importância de se discutir o tema. A água é um bem comum de todos e garante a sobrevivência humana. Por isso, ela deve ser tratada com respeito. O tema precisa ser debatido não só na nossa região, mas também em todos os estados, no nosso país e no mundo todo. Juntos nós vamos buscar soluções para os problemas envolvendo os recursos hídricos”, disse Bill.

A gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade, Andréa Borges, fez um breve relato sobre o calendário de atividades do Projeto Gota d’Água 2018, que terá como novidades nesse ano capacitações on line, através do site do Consórcio PCJ e de suas mídias sociais. O objetivo é ampliar a frequência e número de participantes na iniciativa.

Andréa também apresentou o que é o Fórum Mundial da Água, destacando quais sessões e painéis da programação oficial seriam interessantes para as Bacias PCJ, como as apresentações sobre Revitalização de Rios Urbanos, Crise Hídrica no Brasil, o Relatório Global da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Água e Desenvolvimento, e o Reuso da Água.

Em seguida, o evento contou com uma espécie de “roda-viva” de conversa, tendo como convidado especial o consultor de comunicação do 8º Fórum Mundial da Água, João Freire. Participaram ainda da sabatina, representantes das Bacias PCJ e parceiros, que formaram o quadro de entrevistadores: Ana Lúcia Floriano (Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ), Malu Ribeiro (SOS Mata Atlântica), Rogério Menezes (ANAMMA), Francisco Lahóz (Consórcio PCJ), e Sebastião Bosquilha (Comitês PCJ).

Os convidados, juntamente com os participantes da plateia, puderam interagir com João Freire a respeito do maior evento sobre água do mundo. O consultor de comunicação do 8º Fórum tirou dúvidas, explicou sobre a dinâmica do evento, e ainda convidou todos para participarem.

“A importância de o Fórum vir para o Brasil, é trazer mais gente para o debate sobre água no nosso país. O Brasil ainda precisa melhorar várias questões, como o saneamento. Por isso é muito importante que a população participe desse evento”, atentou Freire.

Ainda tiveram destaques no bate-papo, temas como: sensibilização, participação do setor público, reflorestamento, implementação das Políticas de Recursos Hídricos, e resultados esperados pelas Bacias PCJ, com o público indagando a todos os representantes da roda de conversa.

Malu Ribeiro da SOS Mata Atlântica fez um apelo para a necessidade de discutir as alterações aprovadas pelo novo Código Florestal, cuja legalidade está sendo contestada no Supremo Tribunal Federal. De acordo com ela, três dos itens aprovados representam a redução de 10,1 milhões de hectares de área preservada somente na Mata Atlântica.

“Se a água é tão essencial para a vida como dizem, por que é tão difícil colocar a água na agenda política do Brasil, na agenda da cidadania?”, questionou Malu.

“Não existe vida sem água. Não se produz nada sem água”, ressaltou Freire, sintetizando a importância de encontros como o Fórum Mundial da Água.

Sobre o Projeto Gota d’Água

O Projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias PCJ, foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e passou a fazer parte do “Projeto Gota D’Água: #PreserveCadaGota”, a partir de 2014.

A iniciativa pretende intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorre na prática. Em 2017, o Projeto capacitou cerca de 200 mil pessoas entre alunos e educadores.

Para 2018 a sugestão é trabalhar como tema o “Ecoturismo nas Bacias PCJ”, como forma de disseminar a preservação de áreas ambientais, ao mesmo tempo em que se promove a economia local.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo