Amparo recebe o primeiro encontro regional do projeto Gota d’Água do Consórcio PCJ

Em parceria com a ARES-PCJ, evento vai reunir educadores, representantes de Meio Ambiente e Educação para discutir ações para preservação dos recursos hídricos

O Consórcio PCJ realiza nesta quarta-feira, dia 3 de abril, em Amparo (SP), o primeiro encontro regional do projeto Gota d’Água 2019. Com o tema “Desafio Água e Saneamento”, o evento vai reunir educadores, representantes de Meio Ambiente e Educação e gestores de saneamento e abastecimento de água de Amparo e também de cidades da região. Nesta edição, o projeto terá o incremento de novos municípios participantes, graças à parceria com a ARES-PCJ, que levará o projeto para cidades reguladas pela agência. Até junho, estão programados dez encontros regionais. Nos intervalos das capacitações presenciais, o Consórcio PCJ promoverá encontros a distância, por meio de EAD e uso de aplicativo de envio de mensagens para smartphones.

Na abertura oficial do Gota d’Água, realizada no dia 19 de março, na sede da Agência Reguladora de Saneamento (ARES-PCJ), em Americana (SP), Andréa Borges, gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental responsável pela realização do projeto, abordou problemas que envolvem a gestão da água e o direito universal ao saneamento básico. Justamente estes temas serão discutidos nos próximos dez encontros regionais do projeto.

Primeira cidade a sediar a série de encontros, Amparo participa há 22 anos das ações educativas promovidas pelo Consórcio PCJ. De acordo com Alessandra Canivezi, supervisora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação do município, o encontro representa uma oportunidade para “pensar coletivamente” a questão da água e do saneamento. “Estamos animados e fortalecidos para desenvolver ações no nosso município com a participação das redes de ensino municipal, estadual e particular”, afirma. A educadora ressalta ainda que a parceria com o Consórcio PCJ amplia o desenvolvimento de iniciativas também fora das escolas. “É o momento de agregar a comunidade e isso é possível quando se tem apoio”, observa Alessandra.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahoz, destaca que o envolvimento dos educadores é de fundamental importância para o Gota d’Água. “O educador é o sustentáculo, o alicerce, a força deste projeto de sensibilização”, afirma.

Para Andréa Borges, a parceria com a ARES-PCJ amplia o número de municípios participantes do projeto e, consequentemente, permite envolver ainda mais professores e estudantes. “Inicialmente, eram 42 cidades e agora, com a parceria, serão 70”, diz. Este fato melhora as chances de compartilhar as ações que visam a preservação e o bom uso dos recursos hídricos.

O biólogo Thiago Pietrobon, consultor do Consórcio PCJ, concorda com Andréa e lembra que, desde a origem, o Gota d’Água tem o compromisso de multiplicar informações e impulsionar iniciativas. “Este ano, o desafio é usar a tecnologia para potencializar essa divulgação”, diz. “Por meio de ferramentas de mídias sociais e do WhatsApp buscaremos uma interação maior entre os municípios participantes”, afirma.

Agende-se

Este ano, o Gota d’Água será realizado em uma área bem mais abrangente e vai contemplar quatro bacias hidrográficas (PCJ, Pardo, Tietê Jacaré e Sorocaba Médio Tietê). Isto só é possível com a parceria inédita da ARES-PCJ. Desde a criação, em 2015, o Gota d’Água capacita em média 150 mil pessoas ao ano com educação e sensibilização ambiental voltadas à gestão hídrica e proteção dos rios, além de promover o uso sustentável da água e a conservação do meio ambiente.

Até o final de junho, o projeto promoverá dez encontros regionais nas cidades de Amparo (dia 03/04), Ribeirão Preto (10/04), Atibaia (17/04), Campinas (24/04), Indaiatuba (08/05), Limeira (15/05), Piracicaba (22/05), Pirassununga (29/05), São Carlos (06/06) e Sorocaba (26/06).

Nos intervalos das capacitações presenciais, o Consórcio PCJ realizará encontros a distância, por meio de EAD, no canal Cursos online no site da entidade (www.agua.org.br). Também será criado um grupo de WhatsApp do projeto em cada encontro regional para troca de experiências entre os participantes e socialização de ideias e sugestões.

As capacitações são destinadas a professores e estudantes de escolas públicas, além de técnicos das secretarias de Meio Ambiente e dos serviços de saneamento e representantes das comunidades locais. Por meio de atividades educativas socioambientais, troca de experiências, uso de ferramentas tecnológicas e redes sociais, o projeto busca destacar a importância do planejamento e da ação cidadã para a sustentabilidade hídrica.

Em novembro, será realizado o Seminário de Avaliação sobre a iniciativa. Nessa oportunidade, os municípios participantes terão de apresentar vídeos de até três minutos de duração com as ações desenvolvidas com o tema do projeto de 2019. Caberá a uma banca avaliadora escolher os trabalhos que receberão os prêmios “Destaque do ano” e “Sua gota faz a diferença”.

SERVIÇO

Gota d’Água – Encontro Regional Amparo
Horário: 9 horas
Local: Auditório do Unifia – Rodovia João Beira (SP 95), km 46,5 – Amparo (SP)
Informações: www.agua.org.br

SAIBA MAIS

Consórcio PCJ
O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) foi fundado em 13 de outubro de 1989 como uma associação de direito privado sem fins lucrativos. É composto por municípios e empresas compromissados com a recuperação dos mananciais em sua área de abrangência.

A conscientização dos setores da sociedade sobre os problemas que envolvem os recursos hídricos, o planejamento e as ações para manutenção e recuperação de mananciais são a base do trabalho realizado pelo Consórcio PCJ.

Gerida por um Conselho de Consorciados, a entidade desenvolve programas de preservação e recuperação ambiental, com foco na sustentabilidade hídrica.

Para mais informações, acesse: www.agua.org.br

ARES-PCJ

A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), instalada em 2011, tem a função de regular e fiscalizar os serviços públicos de saneamento básico nos municípios. Atualmente, 56 cidades são associadas à ARES-PCJ. De acordo com o Censo IBGE de 2017, a população estimada nestes municípios soma 7.457.498 habitantes.

Para mais informações, acesse: www.arespcj.com.br

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo