Americana recebe pela primeira vez a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Cidade terá 12 locais de exibição de filmes socioambientais e conta com apoio da empresa associada Goodyear
O município de Americana (SP), associado ao Consórcio PCJ, recebe pela primeira vez a mostra Ecofalante de cinema ambiental, na qual serão exibidos filmes de diversas temáticas socioambientais em 12 pontos de exibição espalhados pela cidade, divididos entre centros culturais e instituições de ensino. Esta é considerada maior programação da Mostra no interior e está acontecendo até o dia oito de novembro.

Esta edição da Ecofalante conta com o patrocínio da Goodyear, uma das 32 empresas associadas ao Consórcio PCJ, que está presente em Americana há 42 anos. “O tema socioambiental está bastante alinhado com os valores da Goodyear. Para nós, é uma satisfação poder apoiar a realização da mostra em Americana, trazendo ao diálogo um tema de tamanha importância”, ressalta Sylas Denucci, diretor de Manufatura da Goodyear.

Todo ano, a Mostra Ecofalante seleciona os melhores filmes nacionais e internacionais que tratam das questões contemporâneas do mundo e provocam reflexão sobre a relação do ser humano com o meio ambiente. Os temas são tão diversos quanto os desafios da atualidade, entre eles: mudanças climáticas, energia, crise hídrica, consumo, poluição, resíduos sólidos, lixo eletrônico, biodiversidade, urbanismo e outros. Além das exibições gratuitas, a Mostra promove debates com especialistas sobre os temas dos filmes. Em Americana serão feitos dois debates sobre segurança ambiental, um voltado para mudanças climáticas e outro para a crise hídrica.

O evento, inédito em Americana, é parte da Itinerância da 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que atinge outras 14 cidades paulistas, em parceria com o Sesc-SP. “Temos visto uma grande carência de informação que subsidie a educação socioambiental, principalmente no interior do estado, onde os espaços de cultura e reflexão são poucos. A Itinerância da Mostra leva essa oportunidade de reunião e debate – fundamental para que as pessoas tenham mais condições de exercer sua cidadania – para uma rede ampla de cidades, cumprindo sua missão de democratização do conhecimento”, define o diretor da Mostra, Chico Guariba.

Dentre as atividades que a Mostra promoverá na cidade, haverá também duas formações pedagógicas, uma dirigida aos coordenadores pedagógicos e outra, a ser realizada na Etec Polivalente para todo o corpo discente da instituição.

 

Locais de exibição:

FAM (Faculdade de Americana): Abertura da Mostra em Americana (no dia 26/10) contará com quatro sessões abertas à população seguidas de debate.

PARQUE ECOLÓGICO: Sessões abertas e voltadas para um público familiar, projeções nos fins de semana dos filmes “Animais Unidos” e “Lorax”.

CCL (Centro de Cultura e Lazer da Prefeitura): Sessões abertas à população e ao público escolar. Projeção do filme “O Sal da Terra” realizada conjuntamente com o Cineclube de Americana.

UNISAL (Campi Dom Bosco e Maria Auxiliadora): Sessões para público interno e abertas à população. Serão diversos horários de projeção do filme “Trashed” nos dois campi da instituição.

ETEC Polivalente: Diversas sessões com duas salas de exibição. Serão mais de 25 sessões ao longo da semana que projetarão os filmes “Trashed”, “A Lei da Água”, “Favelas: As Cidades do Amanhã” e “O Veneno Está na Mesa”.

SENAI: Contará com diversas sessões para o público interno, que incluirão debates promovidos pelo corpo discente da instituição.

SENAC: Sessões do filme “Trashed” para o público interno nos períodos de manhã, tarde e noite.

COLÉGIO OBJETIVO: Sessões realizadas para o corpo discente interno.

INSTITUTO EDUCACIONAL: Projeções para todas as faixas etárias do corpo discente.

CIEP’s (Centros Integrados de Educação Pública: Unidades São Jerônimo, São Vito e Cidade Jardim): Serão diversas sessões para o público interno infantil com o filme “Animais Unidos”.

 

Sobre a Itinerância

A Itinerância em Americana é uma realização da ONG Ecofalante, com patrocínio da Goodyear e apoio da White Martins, da Reciclo Pepsico, através do ProAC – Programa de Ação Cultural 2015. O projeto conta com apoio ainda das Secretarias Municipais de Cultura, Educação e Meio Ambiente da Prefeitura de Americana e apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Le Monde Diplomatique Brasil, Instituto Envolverde, Catraca Livre, Rádio Eldorado, Rádio Estadão, Revista Piauí, Procam/USP, Instituto Akatu, Rede Nossa São Paulo, Instituto Polis, ProAC – Programa de Ação Cultural 2015 e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

 

Sobre Goodyear

Patrocinadora da Itinerância 2015 da Mostra Ecofalante, a Goodyear possui em Americana (SP) uma fábrica que neste ano comemora 42 anos de fundação. O local conta inclusive com o maior e mais moderno campo de provas do setor de pneus na América Latina. No Brasil, onde está presente há 96 anos, a companhia possui outras duas unidades industriais: a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara d’Oeste (SP) e de pneus para aviação no bairro do Belenzinho, na capital paulista. Além disso, a empresa conta com uma rede de 150 revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o País. A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, tratores, empilhadeiras, industriais e para aviação, além de materiais para recapagem. Desde setembro de 2014, a empresa se tornou uma das 32 empresas associadas ao Consórcio PCJ, entidade referência na gestão da água e preservação dos mananciais, demonstrando a importância que a Goodyear dá ao meio ambiente.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo