Americana e Indaiatuba tem suas ações ambientais reconhecidas pelo Programa Município VerdeAzul

Associadas ao Consórcio PCJ, as duas cidades se destacam no ranking ambiental paulista por suas políticas de sustentabilidade

 As práticas socioambientais dos municípios de Americana e Indaiatuba foram reconhecidas pelo Selo do Programa Município VerdeAzul, o ranking ambiental do Estado de São Paulo. Associadas ao Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), as cidades são reconhecidas por ações voltadas à conservação do meio ambiente, políticas públicas, sustentabilidade e qualidade de vida.

Entre 645 participantes do Programa Município VerdeAzul (PMVA), Americana atingiu 90,67 pontos, ocupando a 15ª colocação no ranking. De acordo com Fabio Renato de Oliveira, secretário de Meio Ambiente, os investimentos em educação ambiental, a ampliação da coleta seletiva, a reformulação da lei municipal de arborização urbana, entre outras ações, contribuiu para o avanço do município às primeiras posições do PMVA. Na avaliação anterior, Americana ficou na 38ª colocação.

Ao mesmo tempo em que reconhece o empenho de todas as secretarias municipais, o prefeito de Americana, Chico Sardelli, destaca: “Cuidar do meio ambiente é cuidar do futuro das próximas gerações e é uma bandeira prioritária nossa.

Na 19ª posição no ranking do PMVA, com 90,07 pontos, figura o município de Indaiatuba. “Com esta classificação, Indaiatuba mostra seu empenho nas questões ambientais, o que reflete diretamente a qualidade de vida da nossa população”, afirma o prefeito Nilson Gaspar.

“É um orgulho ser uma cidade com selo Município VerdeAzul, porque isso significa que Indaiatuba está crescendo com sustentabilidade, o que é mais importante que qualquer premiação”, destaca Guilherme Magnusson, secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

Entre as ações, Magnusson destaca a totalidade do tratamento do esgoto coletado na área urbana. “Conseguimos devolver ao rio Jundiaí uma água de maior qualidade, contribuindo ainda mais para o processo de despoluição”, diz. O secretário ressalta ainda os investimentos em arborização urbana, a disponibilidade de ecopontos e ilhas ecológicas, que atendem todo o município para a coleta de recicláveis.

Além de Americana e Indaiatuba, outros oito municípios associados do Consórcio PCJ conquistaram o selo Município VerdeAzul: Bragança Paulista, Campinas, Holambra, Hortolândia, Itatiba, Limeira, Louveira e Santa Bárbara d’Oeste. Bragança Paulista, especialmente, figura em 1º lugar no ranking geral do PMVA deste ano.

“Com o apoio nas áreas de saneamento, reflorestamento e educação ambiental, o Consórcio PCJ, ao longo dos anos, vem favorecendo os indicadores ambientais dos membros da entidade”, destaca o secretário executivo do Consórcio PCJ.

“A partir de projetos e programas bem construídos, esperamos que todos os nossos municípios associados ocupem posições cada vez mais destacadas neste ranking ambiental do Estado de São Paulo”, finaliza o secretário executivo.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo