Associadas ao Consórcio PCJ, as duas cidades se destacam no ranking ambiental paulista por suas políticas de sustentabilidade
As práticas socioambientais dos municípios de Americana e Indaiatuba foram reconhecidas pelo Selo do Programa Município VerdeAzul, o ranking ambiental do Estado de São Paulo. Associadas ao Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), as cidades são reconhecidas por ações voltadas à conservação do meio ambiente, políticas públicas, sustentabilidade e qualidade de vida.
Entre 645 participantes do Programa Município VerdeAzul (PMVA), Americana atingiu 90,67 pontos, ocupando a 15ª colocação no ranking. De acordo com Fabio Renato de Oliveira, secretário de Meio Ambiente, os investimentos em educação ambiental, a ampliação da coleta seletiva, a reformulação da lei municipal de arborização urbana, entre outras ações, contribuiu para o avanço do município às primeiras posições do PMVA. Na avaliação anterior, Americana ficou na 38ª colocação.
Ao mesmo tempo em que reconhece o empenho de todas as secretarias municipais, o prefeito de Americana, Chico Sardelli, destaca: “Cuidar do meio ambiente é cuidar do futuro das próximas gerações e é uma bandeira prioritária nossa.
Na 19ª posição no ranking do PMVA, com 90,07 pontos, figura o município de Indaiatuba. “Com esta classificação, Indaiatuba mostra seu empenho nas questões ambientais, o que reflete diretamente a qualidade de vida da nossa população”, afirma o prefeito Nilson Gaspar.
“É um orgulho ser uma cidade com selo Município VerdeAzul, porque isso significa que Indaiatuba está crescendo com sustentabilidade, o que é mais importante que qualquer premiação”, destaca Guilherme Magnusson, secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.
Entre as ações, Magnusson destaca a totalidade do tratamento do esgoto coletado na área urbana. “Conseguimos devolver ao rio Jundiaí uma água de maior qualidade, contribuindo ainda mais para o processo de despoluição”, diz. O secretário ressalta ainda os investimentos em arborização urbana, a disponibilidade de ecopontos e ilhas ecológicas, que atendem todo o município para a coleta de recicláveis.
Além de Americana e Indaiatuba, outros oito municípios associados do Consórcio PCJ conquistaram o selo Município VerdeAzul: Bragança Paulista, Campinas, Holambra, Hortolândia, Itatiba, Limeira, Louveira e Santa Bárbara d’Oeste. Bragança Paulista, especialmente, figura em 1º lugar no ranking geral do PMVA deste ano.
“Com o apoio nas áreas de saneamento, reflorestamento e educação ambiental, o Consórcio PCJ, ao longo dos anos, vem favorecendo os indicadores ambientais dos membros da entidade”, destaca o secretário executivo do Consórcio PCJ.
“A partir de projetos e programas bem construídos, esperamos que todos os nossos municípios associados ocupem posições cada vez mais destacadas neste ranking ambiental do Estado de São Paulo”, finaliza o secretário executivo.