Americana dá início às obras da ETE Balsa que ampliará em 13% o tratamento de esgoto da cidade

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana (SP) iniciou na última semana as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Balsa, que quando concluída irá tratar o efluente de 40 mil habitantes. O investimento total na obra é de R$ 32,6 milhões, dos quais R$ 26,2 milhões são recursos do governo federal, por meio do Ministério das Cidades.

A ETE terá capacidade de tratar 90 litros de esgoto coletado por segundo e atenderá os bairros Balsa I e II, Parque Gramado, Jardim da Paz, São Jerônimo, Parque da Liberdade e Gruta Dainese. A tecnologia que será utilizada permitirá o tratamento sem gerar odores.

Detalhes sobre a obra e outras ações que o DAE de Americana pretende desenvolver nos próximos meses foram apresentados pelo diretor geral do departamento, Carlos Cesar Gimemez Zappia, ao secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, durante visita à sede do DAE, no dia 18 de abril.

“A construção da ETE Balsa ampliará em 13% o tratamento de esgoto da cidade, além de preservar a região da Gruta Dainese”, atentou Zappia.

O aditamento contratual e a ordem de serviço para a retomada da construção da ETE Balsa foi assinado pelo prefeito de Americana, Omar Najar, no dia 29 de março. A previsão é que a obra dure 24 meses.

Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

14 de novembro de 2025

Sistema Cantareira opera com 23,3% de volume útil, o menor patamar dos últimos cinco anos para o mês de outubro, e segue na “Faixa 4…

11 de novembro de 2025

Categoria é voltada às instituições de Educação Básica localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ Os projetos “Refloresta”, da E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste), Vozes…

11 de novembro de 2025

Evento que teve início nesta segunda-feira, 10, reúne líderes globais para discutir soluções integradas de adaptação, resiliência e segurança hídrica. A Conferência das Nações Unidas…

Pular para o conteúdo