Americana avança no tratamento de Esgoto com inauguração da nova ETE Balsa

 
A Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Balsa foi inaugurada na última quinta-feira, dia 27 de agosto, e vai atender cerca de 45 mil moradores da cidade de Americana. Foram investidos na obra R$ 24 milhões a fundo perdido, sendo que outros R$11 milhões foram contrapartidas do município.

A estação, que será gerenciada pelo Departamento de Água e Esgoto de Americana (DAE), possui dois tanques gigantes com capacidade para tratar 90 litros de esgoto por segundo e vai atender a população de três bairros: regiões da Balsa, Parque Gramado e Morada do Sol. Há espaço para a implantação de novos tanques, conforme essas regiões forem crescendo.

Antes da obra, os efluentes desses bairros eram tratados pelo DAE de Santa Bárbara d’Oeste, o que gerava despesas ao DAE Americana. A economia com esse gasto agora pode ser revertida em ações de melhoria dos serviços prestados e na estruturação do setor.

Segundo o DAE de Americana, a cidade trata 85% do efluentes domésticos com a operação de três ETEs: Carioba, Praia Azul e agora da Balsa. O município ainda não trata 100% do esgoto produzido devido a eficiência da ETE Carioba, a mais antiga, que opera em 40% de sua capacidade, porém, o DAE já tem projeto para elevar a eficiência a 60% ainda em 2020.

O tratamento de esgoto nas Bacias PCJ vem avançando ano após ano. Quando o Consórcio PCJ foi fundado, a região apenas tratava 3% dos efluentes e hoje, após fortes avanços no setor e importantes obras de tratamento, esse índice saltou para 78%. É um importante passo para a melhoria da qualidade dos rios da região, que segundo o Plano de Bacias, prevê que em 2035 todos tenham no mínimo classe 3.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo