Alunos de Americana realizam plantio de árvores para neutralizar carbono de visitas a Casa Modelo do Consórcio PCJ

Iniciativa comemora o Dia da Árvore festejado no dia 21 de setembro

O Consórcio Intermunicipal das bacias dos rios Piracicaba, Capivari Jundiaí (PCJ) promoveu na manhã dessa quinta-feira (20) o plantio de 32 mudas de árvores nativas com o objetivo de neutralizar o carbono gerado pelas visitas durante o 1º semestre de 2012 a Casa Modelo de uso racional de água e energia elétrica. As mudas foram plantadas pelos alunos da EMEF “Paulo Freire” de Americana (SP).

 

A iniciativa marcou as comemorações pelo Dia da Árvore, festejado no dia 21 de setembro, o dia proteção aos mananciais e o aniversário de 23 anos do Consórcio PCJ, comemorado em 13 de outubro, e contou com o apoio do Departamento de Água e Esgoto de Americana – DAE e da Secretaria de Meio Ambiente do mesmo município.

 

Estiveram presentes ao evento, o coordenador de projetos no Consórcio PCJ, Guilherme Valarini, a gerente de Gestão e Sensibilização e coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, Andréa Borges, além do secretário do meio ambiente de Americana Rafael Brochi De Mattos, e o Chefe da Divisão de Planejamento do DAE de Americana, Allan Jonas Duarte.

Para o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, “o mais gratificante é verificar o interesse que essas crianças tiveram durante toda a visita nas dependências da Casa Modelo e depois assimilarem a importância dos benefícios que uma árvore proporciona, seja ela plantada na frente de suas casas como numa mata ciliar”, sublinhou Valarini.

O secretário de meio ambiente do município consorciado de Americana destacou a importância das crianças participarem do plantio de mudas de árvores nativas. “Contamos que vocês levem esses conhecimento para as suas casas, contar isso aos seus pais, aos seus irmãos, o pessoal da escola. Para nós, é importante transmitir esse conhecimento que vocês adquiriram aqui”, disse Brochi.

O município de Americana desenvolve um programa de sequestro de carbono que já possibilitou o plantio de 150 mil mudas de árvores. “O Programa Carbono Zero tem o objetivo de neutralizar o dióxido de carbono dos serviços públicos através do plantio de mudas de árvores nativas e urbanas”, disse o secretário de meio ambiente. A iniciativa concorre ao Prêmio RAC e Sanasa de Responsabilidade Ambiental, na categoria Publico e Privado.

O conceito de sequestro de carbono foi popularizado pela Conferência de Kyoto, em 1997, com a finalidade de conter e reverter o excesso de acúmulo de CO2 na atmosfera, visando a diminuir o aumento efeito estufa.

Alan Jonas Duarte enalteceu a importância do plantio para a comunidade. “Qualquer ação com o meio ambiente já faz a diferença, como plantar uma árvore na frente de casa. O plantio é algo que vai ficar como aprendizado para essas crianças e para outros que ainda possam visitar o local”, atentou ele.

A professora responsável pela classe, Adriane Maise Miranda Rossi, disse que foi importante para os alunos assistirem as explicações dos técnicos e o vídeo institucional mostrado na casa modelo. Adriane ainda destacou ações que a escola promove, zelando para um melhor meio ambiente. “Trabalhamos com o meio ambiente mais na parte de conscientização. Todo ano na Semana da Água fazemos panfletagem nas ruas além do uso de faixas. Ensinamos, também, mudanças de hábitos como evitar a torneira aberta e atenção ao gasto de água no uso do banheiro ”.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo