Alunos da APAE de Americana visitam a Casa Modelo

A Casa Modelo do Consórcio PCJ recebeu, no dia sete de novembro, uma de suas mais entusiasmadas visitas: a garotada da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de Americana (SP). Os alunos conheceram todos os cômodos da casa e brincaram com diversos itens internos e externos do ambiente, como brinquedos construídos com materiais reciclados, além de conhecerem os conceitos de construção sustentável.

Além de se divertirem com os bonecos produzidos a partir de materiais reutilizados como latas de alumínio e papelão, com as luzes da maquete que ilustra as Bacias PCJ e a cadeira feita de garrafas Pet, os visitantes tiveram acesso à informações sobre a construção da Casa Modelo, sustentabilidade, reciclagem e conscientização sobre os elementos da natureza, com ênfase no uso racional de água.

Felipe Pereira, da Essencial Engenharia, empresa responsável pela monitoria a Casa Modelo, comentou que a experiência de dar aula aos alunos da APAE como uma lição de vida e ressaltou a importância da multiplicação do conhecimento. “A conscientização ambiental deve atingir a comunidade como um todo, onde todos desde criança devem estar envolvidos com a preservação do planeta onde vivem”, disse ele.

Para Thiago Stefanelli, também da Essencial Engenharia, a visita a Casa Modelo serviu para os estudantes replicarem os ensinamentos em casa e na escola. “A garotada se encantou com os objetos coloridos e barulhentos da casa, e com certeza vão falar para os seus pais e professores o que viram aqui”, ressaltou.

Os estagiários do Consórcio PCJ Caroline Hartman, Mayara Pires e Guilherme Gustavo Nascimento também colaboraram com a organização da visita.

Sobre a Casa Modelo

A Casa Modelo foi construída pelo Consórcio PCJ e parceiros, em 2009, e apresentou novas técnicas de construção civil na área da sustentabilidade. Em 2011, diante das novidades no setor, o Consórcio PCJ convidou 13 arquitetos para decorarem a Casa com materiais sustentáveis e que utilizassem em sua fabricação materiais que não agredissem o meio ambiente ou que fossem menos poluentes. No total, 14 ambientes foram projetados e decorados, assim nasceu a Mostra Casa Modelo EcoDecor.

Em cada ambiente projetado os materiais utilizados para decoração são sustentáveis, provenientes de reaproveitamento e reuso. Pisos feitos a partir de restos de vidros, com espessuras menores e mais resistentes, novas torneiras inteligentes com consumo menor de água, como a com 1/6 de volta, lâmpadas dos mais variados modelos de LED. Móveis fabricados com madeira de demolição e de PET são algumas das novidades que os visitantes podem conferir na Casa Modelo.

As reformas realizadas na Casa Modelo pelos arquitetos foram mantidas e as visitas de grupos escolares, técnicos e universitários à construção foram intensificadas em 2012 e 2013.

 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo