Alameda Rio de Pedras e Praça dos Ipês Brancos são inauguradas na sede do Consórcio PCJ em Americana

A fundação do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) ocorreu em 13 de outubro de 1989, na cidade de Americana (SP). E desde então, o município foi a sua “casa”. Em 2005, a entidade transferiu sua sede da Rua Fernando de Camargo, no centro, para as instalações da antiga Usina Termelétrica de Carioba, na Avenida São Jerônimo, 3100. E desde então passou a realizar reformas no local para transformá-lo no Centro de Referência em Gestão dos Recursos Hídricos.
Nessa última quarta-feira, dia três de junho, a Secretaria Executiva do Consórcio PCJ ampliou as dependências da sede com a reforma e instalação de estacionamento batizado de “Alameda Rio de Pedras”, com capacidade para estacionar até 60 automóveis. Ao final da Alameda, em frente à Casa 3 da entidade – onde fica o auditório e estúdio da imprensa – foi inaugurada a “Praça dos Ipês Brancos”, local em que foram plantados dois ipês brancos, árvore símbolo da entidade, por representar a harmonia e integração regional.

A inauguração contou com as presenças do secretário de meio ambiente do município de Americana, Adriano Alvarenga Camargo Neves, que na ocasião representou o prefeito municipal, Omar Najar, do diretor geral do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Leandro Zanini Santos, do secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, e demais funcionários da entidade e convidados da prefeitura municipal de Americana.

Para Lahóz, a sede de o Consórcio PCJ ser em Americana faz parte da história do município. “A fundação do Consórcio foi na cidade de Americana e não por acaso. Em 1989, aqui era o único município que tratava esgoto naquela época, além de ser um local estrategicamente situado por estar entre grandes centros, como a Região Metropolitana de Campinas e o Aglomerado Urbano de Piracicaba”, disse durante o evento.

O diretor geral do DAE enalteceu a importância para o município em ser a “casa” do Consórcio PCJ. “Temos muito orgulho de sediar o Consórcio devido à sua importância para a gestão de recursos hídricos. A luta da entidade, muitas vezes de pano de fundo, auxiliando municípios e empresas da região, é um trabalho único. Desde que assumimos a administração do DAE, fomos bem assessorados pelo Consórcio no enfrentamento da crise hídrica e nas necessidades do município de Americana”, comentou Santos.

O Secretário de Meio Ambiente pontuou sobre o trabalho na área de educação ambiental e no apoio recebido do Consórcio em várias atividades da secretaria. “As ações de Educação Ambiental do Consórcio PCJ são sempre lembradas devido ao trabalho sério feito há anos. E sempre tivemos apoio quando necessário para realização de atividades socioambientais. Recentemente, a entidade nos auxiliou na realização da Semana do Meio Ambiente com resultados bastante positivos”, enalteceu Neves.

A sede do Consórcio PCJ, também conhecida como Centro de Referência em Gestão dos Recursos Hídricos, conta com três casas, onde ficam o secretário executivo, os técnicos da entidade, o setor administrativo, além do auditório para 100 pessoas. Também está instalada na sede da entidade, a Casa Modelo de Uso Racional de Água e Energia Elétrica. A Alameda Rio de Pedras e a Praça dos Ipês Brancos vêm se somar ao local para dar mais conforto aos visitantes.

Nesse mês, está programada a visita à sede de comitiva binacional da agência francesa de água “Loire Bretagne” e representantes dos Comitês de Bacias do Rio Grande do Sul, entre os dias 15 e 16 de junho.

DSC_0095_webDSC_0101_web

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo