Jogos ambientais estimulam jovens a compreender melhor os desafios sobre a gestão sustentável da Água

Consórcio PCJ participa de evento que estimula sensibilização e ação construtiva em prol da Água na Conferência da ONU sobre a Água em Nova Iorque nesta segunda (20) 

 

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (20) dentro dos side events da Conferência da ONU sobre Água, o evento digital “Década internacional de ação pela água, agenda 2030 e implementação da sustentabilidade através de jogos educacionais e habilidades manuais”, com objetivos de estimular a sensibilização e ação construtiva em prol da Água e meio ambiente.

O evento foi organizado pela Fundação HaritaDhara para Pesquisa, Desenvolvimento e Educação, uma instituição sem fins lucrativos que tem o objetivo de realizar ações de educação ambiental voltadas à crianças, tendo como temas de abordagem desenvolvimento sustentável, gestão do Meio ambiente, água, energia, resíduos e mudanças climáticas por meio do uso das TICs (tecnologias de informação e comunicação). 

Foi abordado na palestra, o poder dos jogos na sensibilização de estudantes sobre sustentabilidade e os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).  Segundo a apresentação da instituição, os jogos são únicos com suas regras, escolhas e  consequências. 

Bons jogos educativos forçam os jogadores a formar teorias e desenvolver o conhecimento computacional. No case na Conferência foi exposto o uso de jogos com jovens de diferentes contextos para o avanço dos ODS e construir conceitos de sustentabilidade. A fundação busca fomentar nos jovens habilidades diferentes áreas como ciência, tecnologia, artes, design, engenharia e matemática, para a vida sustentável no século 21 por meio de sistemas de aprendizagem interativos e inteligentes. 

Durante a exposição, a fundação expôs a iniciativa  projeto Change Agents (agentes da mudança) que prevê jogos para temas de água, enfrentamento à covid, ação climática, ação de biodiversidade, eco-guerreiros entre outros. 

“O uso de games na sensibilização ambiental é uma ação com impactos positivos com alunos em sala de aula, como metodologia ativa. O Consórcio PCJ já utilizou estratégias semelhantes no passado, como o jogo dos sete erros da Água e jogos de tabuleiros. A experiência com o uso de novas tecnologias pelo celular chama a atenção pela possibilidade de envolvimento ainda maior de alunos. Certamente um tema que iremos debater sobre a possibilidade de desenvolver nas Bacias PCJ e nos programas de educação ambiental, mesclando o uso de games digitais com jogos tradicionais, produzidos com materiais recicláveis” atenta a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andrea Borges. 

O Consórcio está participando da Semana da Água de Nova York e da Conferência da ONU sobre água. Os dois eventos discutem políticas públicas voltadas à água e compromissos em prol da gestão de recursos hídricos.

Conferência da ONU sobre a Água

A Conferência da ONU sobre a Água tem como um dos objetivos conscientizar os participantes e todo o mundo, a respeito da crise global da água, através do fomento a discussões e proposta para mudar o cenário dos recursos hídricos. Além disso, as discussões também propõem a decisão de ações conjuntas para alcançar as metas internacionais sobre o assunto, incluindo os objetivos listados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

Alguns dos objetivos contidos nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) dependem da água e do saneamento (ODS 6) para se cumprirem, e por isso a necessidade de alcançar as metas relacionadas a esse recurso. Desta forma, a Conferência sobre a Água carrega uma importância fundamental para todo o mundo, não apenas por conta dos recursos hídricos, mas também por todas as outras áreas que dependem da água para se desenvolverem. 

Além das discussões e debates propostos pela Conferência da ONU sobre as Águas, este ano o evento vai lançar a Agenda de Ação da Água, que diz respeito a compromissos voluntários de todos os níveis, como comunidades locais, governos e instituições que cuidam desses recursos. Essa agenda tem o propósito de auxiliar a mobilização de ações por parte de governos e setores da sociedade interessados em alcançar os objetivos referentes ao tema. 

Acompanhe o evento em nosso site e nas redes sociais do Consórcio PCJ. Nossa equipe trará novidades e um resumo de todos os dias de evento. 

Site: https://agua.org.br/
Instagram: https://www.instagram.com/consorciopcj/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/consorcio-pcj/
Facebook: https://www.facebook.com/ConsorcioPCJ 

Mais informações sobre a Conferência da ONU sobre a Água: https://sdgs.un.org/conferences/water2023 
Semana da Água da Nova Iorque: https://nywaterweek.com/ 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo