Água como fator determinante para o desenvolvimento sustentável foi destaque no início do 6º Fórum Mundial da Água

Consórcio PCJ está presente no evento promovendo a experiência da entidade e de seus consorciados na preservação e gestão dos recursos hídricos

Encontrar soluções e alternativas para um desenvolvimento sustentável começou a ser debatido nessa segunda-feira, dia 12 de março, em Marselha- França, no 6º Fórum Mundial da Água. A cerimônia de abertura aconteceu por volta das 10h da manha e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o primeiro ministro francês, François Fillon.

Também estiveram presentes Jean-Claude Gaudin – prefeito de Marselha, Benedito Braga – Presidente Comitê do Fórum Internacional, Loïc Fauchon – presidente do Conselho Mundial da Água e diversas autoridades do mundo todo.

O brasileiro Benedito Braga comentou que “água é vida e vida é água correndo pelo rio”. Ele ainda lembrou das ações ambientais que estão sendo realizadas no Brasil e dos preparativos para a Rio+20.

Inauguração do Pavilhão Brasil

Os discursos de abertura foram marcados pela vinculação do desenvolvimento sustentável à boa gestão da água. Na inauguração do Pavilhão Brasil, dentro da área de exposição do Fórum, a Ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, também enfatizou a água como fator determinante para um desenvolvimento com sustentabilidade. “Acredito que no Brasil essa é uma abordagem consolidada; se olharmos o sistema de governança de recursos hídricos de 1992 para cá se percebe que mudamos completamente a estatura institucional, legal e econômica”. Disse ela.

A ministra ainda atentou para a importância de a população apreender o verdadeiro sentido da água. “O que é desafiante é fazer a sociedade brasileira apreenda o sentido da água quando ela liga o mundo rural e mundo urbano, por que não dá para você plantar sem água, não dá para viver em qualquer cidade do planeta sem água, não dá para ter ilusão de sustentabilidade sem água. Portanto, água é central para o processo de desenvolvimento sustentável do país, como também para nossas relações geopolíticas”, afirmou Isabella.

Para ela, florestas e água são os dois temas que colocam o Brasil alinhado com a cooperação regional e internacional.

O Consórcio PCJ participa do evento durante toda a semana promovendo as experiências de gestão das bacias PCJ e as ações promovidas por seus 43 municípios e 27 empresas consorciadas. Estão programados painéis sobre experiências municipais na área de gestão de recursos hídricos, o papel do setor privado e cooperação internacional. Na sexta-feira, dia 16, o Consórcio PCJ participa da Assinatura do Pacto por uma melhor gestão de Bacias Hidrográficas, a partir das 13h (horário francês).

Ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira e Comitiva do Consórcio PCJ no Fórum Mundial da Água em Marselha - França

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo