Ações de Comunicação do Consórcio PCJ foram expostas em painel na Rio Water Week

As estratégias de comunicação do Consórcio PCJ foram apresentadas pelo gerente de comunicação e sensibilização da entidade, Murilo Ferreira de Sant’Anna, no painel “Redes sociais, tecnologia e comunicação para a sustentabilidade: um mundo dinâmico”, no último dia da Rio Water Week, na quarta-feira (28), à tarde.

O painel foi mediado por Samanta Souza, coordenadora da Câmara Técnica Prestação de Serviços da ABES, e contou ainda com as palestras de Mário Gustavo Veronesi da SOS Mata Atlântica, do espanhol Enrique Cabrera, da IWA, e Ifetayo Venner, da WEF/EUA.

Sant’Anna destacou o relacionamento que o Consórcio PCJ possui com a imprensa como o diferencial da entidade em ações de sensibilização, além de pontuar sobre o engajamento dos seguidores nas mídias sociais. “Não possuímos um número grande de seguidores como grandes marcas famosas, mas as pessoas que nos seguem participam ativamente dos posts do Consórcio PCJ, sobretudo os que tratam sobre gestão da água, educação ambiental e reflorestamento. É um público bastante engajado, composto por ambientalistas, educadores, membros dos comitês de bacias e jornalistas”, comentou em sua apresentação o gerente de comunicação.

A estratégia adotada pela Comunicação do Consórcio PCJ durante a crise 2014/2015 com a apresentação dos cases do programa “Construindo Sustentabilidade” e da ação de sensibilização promovida pelo Conselho Fiscal da entidade o “Abraço ao Cantareira”, que envolveu ambientalistas, estudantes e a comunidade das Bacias PCJ sobre a crise hídrica e a situação do reservatório, chamaram a atenção dos presentes.

Sobre as palestras das entidades brasileiras, Ifetayo Wenner da WEF/EUA elogiou o trabalho que tem sido feito no Brasil. “Os brasileiros estão usando várias mídias sociais para comunicar seus conteúdos, mas também para obter opiniões de quem é impactado peças questões da água. Também pude perceber que as entidades que se apresentaram usam as mídias para conectar seus voluntários e o público, muito similar ao que a WEF e a IWA fazem. Apesar de sermos de países diferentes, temos ações semelhantes. Chamou atenção o uso que é feito para atrair os mais jovens, mas também o uso das mídias mais tradicionais para não esquecermos os públicos mais maduros”.

A Rio Water Week foi promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e terminou na última quarta-feira, dia 28. Foram 3 dias de atividades, debates e feira técnica sobre Água e Saneamento. O Consórcio PCJ foi um dos apoiadores do evento e a próxima edição já foi agendada para 2020.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo