Ação de sensibilização sobre a importância da água mobiliza instituições de Campinas para a implantação da Escultura Olho d’Água na Lagoa do Taquaral

Iniciativa irá comemorar os 30 anos do Consórcio PCJ, os 45 anos de fundação da Sanasa e reconhecer o trabalho de Campinas em prol da gestão de Recursos Hídricos

A produção do artista multimídia CA CAU iniciou na última segunda-feira, dia 19 de agosto, ações de sensibilização e criação de objetos recicláveis sobre a importância da água e meio ambiente junto às instituições filantrópicas de Campinas (SP), com o objetivo de compor a base da escultura Olho d’Água, de autoria do artista, que será implantada no próximo dia 28 do mesmo mês, na Lagoa do Taquaral, ponto turístico da cidade, como parte das comemorações dos 30 anos do Consórcio PCJ, dos 45 anos de fundação da Sanasa, responsável pelo serviço de abastecimento da cidade, e reconhecimento das atividades do município em prol da boa gestão dos recursos hídricos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Foram selecionadas nove instituições, que receberam a visita do artista e sua produção, com esclarecimentos de como funcionarão as oficinas para confecção de uma treliça com a visão das instituições sobre a importância da água: Associação Douglas Andreani, Fundação Eufraten, Assistência Vicentina Frederico Ozanam de Campinas, ACESA Capuava, Associação Nazarena Assistencial, AEDHA – Guardinha, APAE Campinas, SORRI Campinas e o Instituto Campineiro de Cegos Trabalhadores.

O artista selecionou arte educadores para ministrarem dinâmicas/oficinas de criação, com objetos recicláveis para compor as treliças que irão ficar na base ao redor da obra Olho d’Água.

A escultura terá 9 metros de altura e será implantada no Parque Portugal, onde fica a Lagoa do Taquaral, um dos principais pontos turísticos de Campinas. A obra faz uma alusão às questões hídricas e de conscientização sobre a utilização da fonte da vida, a água, e foi produzida em aço inox, é cinética e sonora. Com um significado único passa por um momento de nascimento, criação, remetendo aos povos antigos, além de passar também uma sensação de adoração e proteção à mãe terra. “Como parte dessa arte, serão utilizados sons como a árvore que canta sincronizada com o movimento das águas, passando a fluidez”, diz CA CAU, o artista e criador da obra.

Segundo ele, “a ideia é que este projeto e escultura percorram por várias cidades e de preferência os quatro cantos do mundo levando a sonoridade dos ventos, que cria energia e faz fluir o líquido desta sociedade que precisa cada vez mais valorizar o planeta. É uma soma de cultura e sustentabilidade por tempos e cidades melhores”.

A inauguração e apresentação da escultura à população acontecerá no próximo dia 28 de agosto, a partir das 9h30, entrada pelo Portão 1, próximo à área dos pedalinhos, com a presença de convidados e autoridades, além da participação da população que estiver circulando pelo Parque Portugal, ao redor da Lagoa do Taquaral.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo