9º Prêmio Ação Pela Água: Conheça os projetos finalistas da Categoria B

Categoria é voltadas às empresas associadas ao Consórcio PCJ

Os projetos “Ribeirão Limpo”, da Aegea Mirante, “Estudo de Previsibilidade de Bacias” da ArcelorMittal e “Plantar Vida” da Química Amparo – Ypê, são os finalistas da Categoria B – Empresas associadas ao Consórcio PCJ, do “9º Prêmio Ação pela Água – Segurança Hídrica é a nossa Meta Global: Juntos pelos ODS”. O grande vencedor será conhecido no dia 28 de novembro, no Jardim Botânico Plantarum, durante a Cerimônia de Premiação.  

Nesse mesmo dia, à tarde, acontecerá o Água Summit, um workshop entre os finalistas de todas as categorias, pelo qual o público presente irá eleger o trabalho que mais se destacou e, portanto, o ganhador do troféu “Beija-Flor pela Água”. 

Conheça abaixo um pouco dos projetos finalistas da Categoria B:

Aegea Mirante – Ribeirão limpo:

O projeto “Ribeirão Limpo” consiste no monitoramento diário dos rios, córregos e afluentes do município de Piracicaba, com o objetivo de identificar pontos de lançamentos clandestinos, supostas avarias no sistema de coleta de esgoto e, desta forma, executar os procedimentos necessários, de acordo com o diagnóstico das bacias, mapeamento dos fluxos hídricos, identificação de trechos críticos e avaliação da infraestrutura de drenagem e redes coletoras, obtidos durante a vistoria. 

Em 2025, o projeto registrou 120 notificações por ligações de água pluvial à rede de esgoto, 10 por lançamento de gordura, 58 por ausência de caixa de inspeção e 12 por esgoto em galerias pluviais. O número de monitoramentos aumentou 280% no primeiro semestre do ano em comparação com o mesmo período de 2024, passando de 1.740 para 6.621.

A Diretora Executiva da Aegea Mirante, Isabelly Gonçalves, comentou sobre o reconhecimento do projeto como finalista. “Estar entre os finalistas do 9º Prêmio Ação pela Água já é, por si só, um reconhecimento muito valioso e reforça que estamos no caminho certo, trabalhando com propósito e resultados que beneficiam toda a cidade. É um estímulo para continuarmos investindo em projetos que unem sustentabilidade, tecnologia e cuidado com o meio ambiente. A premiação é também uma oportunidade de celebrar com nossos parceiros e inspirar novas ações em defesa do Rio Piracicaba. Com certeza esperamos sair vencedores do prêmio, mas o mais importante é que já nos sentimos vencedores na preservação ambiental e na contribuição para a qualidade de vida da população”.

O “Ribeirão Limpo” atende aos ODS 3 (Saúde e bem-estar), 6 (Água potável e saneamento), 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), 13 (Ação contra a mudança global do clima) e 14 (Vida na água). 

ArcelorMittal – Estudo de previsibilidade de bacias:

Diante da intensidade das mudanças climáticas, a ArcelorMittal criou o projeto “Estudo de previsibilidade de bacias”, que a partir do detalhamento de condições das bacias hidrográficas do Paraíba do Sul, Rio Doce e Piracicaba, oferece às usinas da empresa a capacidade de antecipar e mitigar os efeitos, aplicadas aos recursos hídricos, para suas operações e para a sociedade. 

Através de visitas técnicas, análise das características físicas e hidrológicas das bacias e sub-bacias e eventos hidrológicos, foi desenvolvida uma plataforma web que gera alertas para atuar de forma reativa, realizando o ajuste do volume de captação para os sistemas de resfriamento antes que ocorram quedas críticas de vazão, além de manutenções emergenciais.

O projeto visa disponibilizar estes estudos para os Comitês de Bacias Hidrográficas e órgãos gestores de recursos hídricos no Brasil, a fim de permitir que o planejamento de ações de resiliência às mudanças climáticas e políticas públicas sejam executadas com uma base de dados confiável. 

“Independentemente do resultado, a presença entre os finalistas já representa o reconhecimento de um trabalho pioneiro, que alia inteligência artifical, ciência de dados e governança ambiental em prol da resiliência hídrica. Esperamos que o evento sirva como vitrine de boas práticas e inspire outras empresas e instituições a investirem em soluções tecnológicas para adaptação climática, reforçando a importância da colaboração entre setor produtivo, academia e poder público”, destaca a Analista de Meio Ambiente da ArcelorMittal, Thais Soares de Campos.

Como saída dos estudos, já estão em andamento projetos de recuperação de nascentes. Em João Monlevade (MG), o projeto “Renascentes” prevê o mapeamento e recuperação de 34 nascentes (15 já recuperadas) e a revitalização da vegetação nativa. A iniciativa atende aos ODS 6, 9 (Indústria, inovação e infraestrutura) e 12 (Consumo e produção responsáveis).

Química Amparo – Ypê – Plantar Vida:

A união de atuação da Química Amparo – Ypê e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) deu origem ao projeto de restauração ambiental “Plantar Vida”, cujo objetivo é restaurar áreas prioritárias da Bacia do Rio Camanducaia, aumentando a resiliência hídrica por meio da recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) e reservas legais em propriedades rurais. Além de fortalecer a conectividade ecológica e engajar os produtores na recuperação florestal, elevando a qualidade dos mananciais de toda a região.

A partir da definição das áreas prioritárias para restauração na Bacia, o projeto adotou uma estratégia ativa e diversa de divulgação, prospectando 217 potenciais clientes e mapeando mais de 72 hectares (ha), dos quais 33,8 já foram confirmados para restauração.

Desde então, foram investidos 2,2 milhões de reais e restaurados 19 ha com o plantio de 33,4 mil mudas de 61 espécies nativas em Amparo (SP), Serra Negra (SP) e Monte Alegre do Sul (SP).

A Analista de Sustentabilidade da Ypê, Erilandia Sales, contou sobre as expectativas para a premiação. “Para nós, estar entre os finalistas já é motivo de grande orgulho e reconhecimento do trabalho coletivo que envolve colaboradores, parceiros e voluntários engajados na construção de um futuro mais sustentável. Esperamos um momento de celebração, troca de experiências e inspiração no dia 28 de novembro, que valorize as boas práticas e fortaleça a rede de organizações comprometidas com a gestão responsável da água”.

O “Plantar Vida” contribui de forma direta para os ODS 6, 13 e 15 (Vida Terrestre), e de forma indireta, para os ODS 8 e 9.

SOBRE O PRÊMIO AÇÃO PELA ÁGUA

Promovido pelo Consórcio PCJ desde o ano 2000, é considerado o Oscar da Água nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), e tem como objetivo reconhecer, estimular e dar visibilidade às ações desenvolvidas nas Bacias PCJ por instituições públicas e privadas, no sentido de recuperar, conservar ou melhorar a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos.

O Prêmio é uma realização do Consórcio PCJ, com o patrocínio da ARES- PCJ, e apoio institucional de: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-SP); Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro); Comitês PCJ; Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares); Laboratório de Apoio Multicritério à Decisão Orientada à Sustentabilidade Empresarial e Ambiental (LADSEA); Observatório das Águas (OGA); Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB); Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL); Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas); Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e Governo Federal.

Na edição de 2025, o Prêmio busca chamar a atenção para a importância das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sua conexão com o tema água e a segurança hídrica. A cada ano, o Consórcio PCJ trabalha uma temática que seja de importância para a gestão dos recursos hídricos, saneamento e meio ambiente.

O 9º Prêmio Ação pela Água – “Segurança Hídrica é nossa Meta Global: Juntos pelos ODS” bateu recorde de inscrições, com 179 projetos habilitados, mostrando a relevância da premiação para as Bacias PCJ, com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade às boas práticas de trato com a água. 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

31 de outubro de 2025

É com profundo pesar que o Consórcio PCJ recebe a notícia da passagem do Sr. Michele Consolmagno, grande ativista da gestão de recursos hídricos nas…

31 de outubro de 2025

Município de Joanópolis e a empresa Miracema-Nuodex de Campinas se juntam ao grupo de associados da entidade em prol da água da região hidrográfica A…

30 de outubro de 2025

Mesa de trabalho da 97ª Reunião Plenária do Consórcio PCJ, presidida pelo Prefeito de Santa Bárbara d’Oeste (SP), Rafael Piovezan Presidente da entidade e prefeito…

Pular para o conteúdo