8º Prêmio Ação Pela Água premia ganhadores em cerimônia marcada por homenagens

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) realizou na noite desta quarta-feira, 30/11, a cerimônia de entrega do 8º Prêmio Ação Pela Água no espaço Zarzuela, em Limeira – SP. O tradicional “Oscar da Água” teve como tema este ano: “Água: essencial para nossa saúde e do planeta”. O objetivo da premiação é condecorar os trabalhos desenvolvidos em prol da gestão de recursos hídricos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ).

Os 78 projetos validados pela Comissão Julgadora levou em conta cinco critérios: resultados, impacto social, replicabilidade, originalidade e Aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, em especial, ao ODS 6 – Água potável e saneamento.

A primeira categoria a ser premiada foi a que recebeu a maioria dos projetos: “Poder público de municípios associados ao Consórcio PCJ” e a vencedora foi a prefeitura Municipal de Jaguariúna com o “Programa Bacias Jaguariúna”, que promove a conservação e recuperação de mananciais no município. Até o momento foram restaurados cerca de 104 hectares de Área de Preservação Permanente e mais de 20 nascentes em processo de recuperação. O Prefeito Gustavo Reis recebeu o prêmio e lembrou a atuação do município com o Consórcio PCJ, “muita felicidade ao saber que Jaguariúna está colaborando e criando projetos tão legais.”

A Ambev S.A conquistou o prêmio na segunda categoria da noite:Setor empresarial associado ao Consórcio PCJ” com o “Programa Bacias e Florestas” que contribui para a qualidade e disponibilidade hídrica em várias regiões há mais de 10 anos. O projeto possui parceria parceria com a The Nature Conservany (TNC) e World Wide Fund for Nature (WWF). “É uma verdadeira honra receber um prêmio deste porte, só posso agradecer a todos e lembrar o trabalho árduo que começou há 10 anos neste projeto”, destacou Mariana Orichio Mello Appel, gerente de sustentabilidade Ambev América do Sul.

O “Programa de Proteção e Recuperação de Mananciais Águas Bárbaras” do DAE Santa Bárbara D’Oeste foi destaque na categoria “Serviços de saneamento básico de municípios e empresas associados ao Consórcio PCJ”. O objetivo é a restauração e preservação dos  processos ecológicos locais no entorno dos mananciais e demais corpos hídricos e  garantia da  segurança e qualidade da água a toda população. “vamos ter o maior prazer de dividir nossas experiências sobre esse projeto, mas vale lembrar que nesta noite não há perdedores, apenas vencedores”, relatou Laércio Andia, superintendente do DAE de SBO.

Com um monitoramento da qualidade da água do Piracicaba, da nascente à foz do rio, a Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP/Fumep), conquistou o prêmio na categoria “Sociedade Civil e Instituições de Ensino e Pesquisa”. O projeto analisou 69 parâmetros para detectar contaminantes físicos, químicos e biológicos para mapear a qualidade hídrica.

”Esse projeto foi uma simbiose perfeita entre aluna e professora, aproveito esta oportunidade para expandir a esperança nesta juventude, por isso eu dedico este prêmio a todos os jovens”, falou a professora Maria Helena Tavares.

A mídia também recebeu destaque na premiação, uma vez que os jornais, emissoras de tv, rádio, portais de internet e assessorias de comunicação tem atuado de maneira insistente para conscientizar, sensibilizar e educar a população sobre as mazelas da água. A jornalista Valéria Hein e o editor de áudio Marcelo Eloi, da rádio CBN Campinas venceram na categoria “Veículos de Imprensa” com uma série de quatro reportagens sobre a crise hídrica no Sudeste nos últimos anos: “eu sou apaixonada por esse tema, caprichei nessa série de reportagens e fico feliz de ter dado tudo certo”, comentou Valéria.

A vencedora do último prêmio da noite na categoria “Instituições não associadas ao Consórcio PCJ”  foi a Ambipar, que por meio do seu Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação investiu em viabilizar biocápsulas ativadas para reflorestamento aéreo com drone. “sabemos que pesquisa não é fácil no Brasil então gostaria de agradecer, a água é o bem mais precioso para a espécie, não tem discussão”, dissertou Gabriel Estevam, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Ambipar.

Cerimônia

O evento teve como mestres de cerimônias os jornalistas: Hidaiana Rosa, da EPTV/Campinas, e Felipe Pereira, da Rádio CBN-Campinas. A abertura oficial foi feita por Iara Bueno Giacomini, coordenadora de recursos hídricos da SIMA, Mário Botion, presidente do Consórcio PCJ e Adinan Ortolan, Prefeito de Cordeirópolis  e vice-presidente do Programa Integração regional, que fez questão de enfatizar o trabalho da entidade “Quando circulamos por aí e falamos que participamos do Consórcio PCJ as pessoas sempre fazem uma ótima referência porque é um exemplo maravilhoso no poder público e que tem trabalhado ativamente em um tema tão importante.”

Homenagens

Como forma de reconhecer todas as mulheres que trabalham na gestão de recursos hídricos foi feita uma homenagem à presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), Verónica Sanchez, que na ocasião estava representada por Gisela Forattini, assessora internacional da ANA (Agência Nacional de Águas), que agradeceu e lembrou do estreito e importante relacionamento que a ANA possui com a entidade.

Em sequência, todos os finalistas receberam a placa “Notórios da Água”, assim como os patrocinadores oficiais do evento, Papirus e ARES-PCJ receberam certificado de mérito ambiental.

Durante a noite aconteceram mais duas homenagens: uma para a cidade anfitriã do evento, Limeira e outra para Rio de Piracicaba.

Por fim, o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, relembrou a criação do prêmio e a importância de se elaborar novos projetos, “o projeto traz a vida, planejamento e a certeza que o futuro poderá ser melhor”, finalizou.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Ação pela Água é realizado pelo Consórcio PCJ desde o ano 2000 e já reconheceu diversas empresas, municípios e instituições de ensino e pesquisa da região que transformaram a gestão de recursos hídricos. Dúvidas e mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: premio@agua.org.br.

Esta edição da premiação contou com o patrocínio da Agência Reguladora Regional (ARES-PCJ) e da Papirus Somosvita. A iniciativa ainda teve apoios institucionais de: ABES, ABRHidro, Fundação Agência PCJ, Comitês PCJ, ANA, ASSEMAE, Consimares, LADSEA da Unicamp, NUPS da USP, OGA, REBOB e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo