Próximo encontro será o último do ano no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa
Na sexta-feira, dia 24 de outubro, foi realizado o oitavo e penúltimo encontro do Projeto Gota d’Água 2025, promovido pelo Consórcio PCJ por meio da plataforma Google Meet. O evento reuniu educadores e agentes de interlocução do projeto para discutir o tema “Nova Cultura pela Água e Vida”.
A abertura do encontro foi conduzida pelo secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, que em nome do Presidente da entidade e prefeito de Santa Bárbara d’Oeste (SP), Rafael Piovezan, agradeceu a presença dos palestrantes e participantes, além de destacar sobre a importância da educação ambiental para a promoção e entendimento do sistema de gerenciamento dos recursos hídricos.
As palestras contemplaram as participações de Maria Luísa Bonazzi Palmieri, a Malu, especialista Ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), e Ícaro Lima, analista de Projetos da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que compartilharam experiências e reflexões sobre práticas sustentáveis e o papel da educação ambiental na preservação dos recursos hídricos.
Malu resgatou a relação histórica da humanidade com os rios, destacando como o atual modelo de desenvolvimento — baseado no consumo excessivo e na exploração dos recursos naturais — tem intensificado a crise hídrica e socioambiental.
A especialista ambiental também ressaltou a interdependência entre as florestas e a disponibilidade de água, apresentando estudos que evidenciam o papel das matas na recarga dos aquíferos, na infiltração da água no solo e na regulação do clima.
Ela alertou para os efeitos combinados das mudanças climáticas e do desmatamento na Amazônia, lembrando que esses impactos não atingem todas as populações da mesma forma, sendo mais severos para as comunidades vulneráveis: “construir uma nova cultura pela água exige repensar valores, reconhecer a água como fonte de vida e fortalecer ações coletivas de educação ambiental e participação social”, concluiu.
Logo após foi a vez de Ícaro Lima, que apresentou o Projeto Água+Acesso, que atua desde 2017 levando soluções de abastecimento e saneamento a comunidades isoladas da Amazônia. Ele destacou que, embora a região abrigue a maior bacia hidrográfica do planeta, grande parte das comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas ainda não têm acesso a água segura e apenas 14% se beneficiam de poços artesianos nas áreas atendidas pela instituição. Ícaro também apontou que menos de 30% das famílias rurais do Amazonas têm acesso à água tratada e apenas 13% possuem coleta e tratamento de esgoto, evidenciando a desigualdade no acesso ao saneamento básico.
O palestrante explicou que, entre as ações do projeto, destaca-se a instalação de sistemas híbridos de captação e tratamento de água com energia solar, que já beneficiaram dezenas de comunidades amazônicas.
Ícaro ressaltou ainda a importância da capacitação de lideranças locais, da formação de redes de aprendizagem e do monitoramento participativo como estratégias para garantir a sustentabilidade das soluções implantadas. Concluiu reforçando que “cuidar da água na Amazônia é também cuidar das pessoas que protegem a floresta”.
PRÓXIMO ENCONTRO SERÁ NO JARDIM BOTÂNICO PLANTARUM
O último encontro do Projeto Gota d’Água 2025 será realizado no dia 28 de novembro, a partir das 9h, no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa (SP). Na ocasião, acontecerá o Seminário de Avaliação do Projeto, encerrando mais um ciclo de atividades de educação ambiental promovidas pelo Consórcio PCJ.
A premiação do Gota d’Água contempla três categorias — Vídeo, Desenho e Podcast — voltadas a estudantes do Ensino Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio. Três finalistas de cada faixa etária serão divulgados no dia 24 de novembro e receberão o certificado de “Destaques do Ano 2025”. Os vencedores serão anunciados durante o seminário no Plantarum.
Além disso, o Consórcio PCJ fará reconhecimentos especiais a parceiros que se destacaram ao longo do ano: Menções honrosas aos três agentes de interlocução com maior participação nos encontros mensais; Certificação aos municípios que enviaram trabalhos em todas as categorias e com maior número de participantes nas capacitações de 2025; Certificação aos municípios que envolveram o maior número de professores e estudantes na edição de 2024 do projeto.
Os finalistas receberão kits de materiais ou cursos online sobre produção de vídeo, podcast e desenho. Já os ganhadores serão premiados com um “troféu vivo”, que representa simbolicamente um ecossistema e sua biodiversidade — tema central do Projeto Gota d’Água 2025.
ESCOLHA DO TEMA DO PROJETO PARA 2026
Durante o encontro, o Consórcio PCJ lançou a campanha “Quem escolhe o tema do Gota 2026 é você”, pela qual os participantes do projeto podem votar entre três sugestões qual deve ser o tema das capacitações do próximo ano. Os assuntos propostos são: “Tecnologia e Água: O que a IA tem a ver com isso?”; “Agricultura Sustentável”; e “Passado, Presente e Futuro: como estamos nos relacionando com a água e como nossas relações determinam nosso futuro?”.
Os participantes podem votar através do formulário do Google, disponível no link: https://forms.gle/NT78xD93bVB2SLsX8
O tema vencedor será apresentado no Seminário de Avaliação no dia 28 de novembro. Por isso, vote e participe. Sua contribuição é muito importante para o projeto.
SOBRE O PROJETO GOTA D’ÁGUA
Iniciado em 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, o Projeto “Semana da Água” foi reformulado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, desde 2015, passou a integrar o Projeto Gota d’Água. O Projeto tem como objetivo sensibilizar e capacitar população, gestores públicos, empresas e instituições sobre a importância da conservação dos recursos hídricos e do uso sustentável da água para preservação do meio ambiente. Em média, 150 mil pessoas participam por ano do Gota d’Água. Mais informações, acesse: agua.org.br/projeto-gota-dagua/
