3º Encontro do Grupo de Perdas trocou experiências com vistas na nova lei de saneamento

 

O Consórcio PCJ promoveu no dia 29 de outubro o 3º Encontro do Grupo Regional de Perdas em 2009, no auditório da empresa Foz do Brasil – Unidade Limeira (antiga Águas de Limeira), com a presença de mais de 60 pessoas ligadas à área de saneamento e serviços de água da região.

O evento foi aberto pelo Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Dalto Favero Brochi, destacando que a intenção de promover esses encontros com os serviços de saneamento visa fomentar a troca de experiências e informações em torno da racionalização do uso de água e combate às perdas no sistema de abastecimento.

“O Consórcio tem auxiliado os municípios através da entrega de termos de referências para a contratação de planos diretores de combate às perdas, ajudando, deste modo, na captação de recursos financeiros para esses planos”, pontuou Brochi.

As apresentações tiveram inicio com uma breve explanação sobre a influência da nova lei 11.445, que regula o setor de saneamento, e seus reflexos na área de combate às perdas hídricas, feita pelo Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, Alexandre Vilella.

A Foz do Brasil, anfitriã do encontro, foi a primeira a apresentar suas ações no setor que acarretaram um índice de perdas bastante considerável – hoje em torno de 16,5%. Para o Gerente de Operações da empresa, Cleber Salvi, a nova lei para o saneamento contribuirá para melhoras ainda maiores no setor.

“A lei é um marco importante para os sistemas de saneamento em geral porque estabelece obrigações. O ente regulador é um ponto importante, pois, com ele as exigências por desempenho e índices melhores vão aumentar e, consequentemente, os indicadores devem apresentar melhorias significativas”, comentou Salvi.

A Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (SABESP), apresentou sua experiência de perdas em duas unidades de negócio: na norte – região Bragança Paulista e Unidade de Negócios Capivari/Jundiaí.

A unidade Norte tem intensificado suas ações no combate às perdas nos últimos cinco anos. Dentre elas estão a redução de pressão da rede, implantação de um sistema de macromedidores em todo o sistema de produção, além de treinamento intensivo de sua equipe – entre técnicos, operacionais e administrativo – mais de 50% da equipe é treinada em identificação de problemas com perdas.

“De 2006 a 2009 nós retiramos do manancial, 6 milhões de m3 de água a menos. Isso dá para abastecer na nossa região de Bragança, quatro cidades como Pinhalzinho, Pedra Bela, Vargem, e Joanópolis”, disse o Gerente de Divisão da Unidade de Bragança Paulista, o Engenheiro Luiz Paulo Madureira.

A unidade Capivari/Jundiaí tem focado os últimos anos a redução em perdas e despoluição das bacias. O conjunto de ações como macromedição, troca de hidômetros, pesquisa de vazamentos não visíveis e troca de ramais, gerou uma economia de 200 litros ramal/dia em
Várzea Paulista e Campo Limpo, o que regularizou o abastecimento dos dois municípios.

“Mais do que buscar outros mananciais ou soluções fora da bacia, as empresas de saneamento tem de fazer a lição de casa e buscar a eficiência máxima na redução de perdas”, explicou o Superintendente da SABESP Unidade Capivari/Jundiaí, Mário Eduardo Pardini.

As apresentações foram encerradas pela experiência da Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa (CODEN) na gestão do sistema de abastecimento de água e a importância de procedimentos contínuos, com destaque ao geofonamento das redes e o plano diretor como instrumento de redução dos índices de perdas hídricas com a palestra do Diretor Presidente da companhia, Ricardo Ôngaro.

O encontro se encerrou com alto nível de interesse e troca de experiências entre os participantes que puderam apresentar seus desafios e buscar soluções nas experiências já existentes em outros municípios presentes.

Desde 1999 o Grupo Regional de Combate às Perdas reúne diretores e técnicos de serviços municipais e concessionárias de água e esgoto para intercâmbio de experiências e de informações, além do fomento de práticas contra o desperdício de água.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo