Sala de
IMPRENSA

Página Inicial » Notícias

31 anos do Consórcio PCJ é celebrado com live e lançamento de maquete virtual de uso e ocupação do sol

14 outubro 2020



O Consórcio PCJ realizou na terça-feira, dia 13 de outubro, live de aniversário em comemoração aos 31 anos de fundação da entidade. A transmissão ocorreu por meio da conta da entidade no Youtube e teve a mediação do jornalista e gerente de comunicação e sensibilização do Consórcio PCJ, Murilo Sant’Anna, e participação do secretário executivo, Francisco Lahóz; do assessor técnico, Flávio Forti Stenico; e do coordenador de projetos, José Cezar Saad.

Na live, Lahóz destacou o importante trabalho desempenhado pela entidade na gestão dos recursos hídricos ao longo de três décadas. Apesar de ter sido fundado, em 1989, graças a união de 11 prefeituras, ele explicou que o Consórcio PCJ nasceu da mobilização da sociedade por um ambiente melhor. “Eu diria que o que ocorreu na fundação do Consórcio foi a primeira grande expressão brasileira de mobilização da sociedade em prol de políticas públicas. Para eles, era preciso criar uma associação intermunicipal que assumisse o papel de criar um sistema de gerenciamento dos recursos hídricos para o Brasil e sensibilizar a sociedade dessa importância. E o Consórcio PCJ assumiu esse papel”, afirmo.

Em relação à trajetória e aos trabalhos realizados pela entidade junto às Bacias PCJ, o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad, salientou a melhora significativa na coleta e tratamento dos esgotos. Antes da fundação da entidade, o índice de tratamento dos esgotos era de 3% e as perdas de água ultrapassavam a margem de 50%. “Atualmente a Bacia PCJ trata mais de 75% do esgoto coletado e o índice de perdas hídricas encontra-se abaixo de 30%. Temos cidades como Campinas, por exemplo, que tratam 100% do esgoto coletado. Isso é um grande feito, um marco para a região”, pontuou Saad.

Dia de Proteção aos Mananciais e Lançamento de Maquete virtual

No mesmo dia da fundação do Consórcio PCJ é celebrado também o dia de Proteção aos Mananciais. Como forma de salientar a importância da conservação desse bem natural, o assessor técnico, Flávio Forti Stenico, ressaltou os trabalhos de restauração ciliar desempenhados junto aos municípios associados ao Consórcio PCJ. Por meio do Programa de Proteção aos Mananciais, a entidade realizou o primeiro trabalho de reflorestamento ciliar na cidade de Capivari e desde então já plantou 4,5 milhões de mudas nas Bacias PCJ.

 

“Em 30 anos de programa, o Consórcio PCJ desenvolveu um belo trabalho na recuperação ciliar aqui na nossa região. Foram plantadas mudas de árvores nativas ao longo de toda a bacia que equivalem a aproximadamente 2,7 mil hectares de áreas recuperadas. Isso equivale a 20 vezes a área do Parque Ibirapuera, em São Paulo. São números promissores”, atentou Stenico.

O assessor técnico ainda ressaltou que mesmo durante a pandemia do Coronavírus as ações de recuperação ciliar estão ocorrendo por meio de doações de mudas, insumos e sementes a viveiros e municípios associados. De acordo com ele, de março a outubro desse ano, foram doadas mais de 38,9 mil mudas de árvores nativas para cidades como Capivari, Rio das Pedras, Piracicaba, Bragança Paulista e Ipeúna. “É um trabalho muito amplo. Estamos também com a ação de distribuição de sementes para que os próprios viveiros possam também produzir as suas mudas e utilizarem em recuperações florestais. Até março de 2021 estima-se que o Consórcio PCJ doe mais de 540 mil sementes nativas”.

Ao término da live, foi realizado o lançamento da Maquete Virtual de Uso e Ocupação do Solo. A maquete em si demonstra as diferenças entre duas áreas, sendo uma sustentável e outra em situação inadequada. É possível perceber os efeitos da falta de matas ciliares e comparar com locais que preservam as árvores nos ambientes indicados. Através da estratégia de se trabalhar temas transversais de gestão de recursos hídricos, a maquete ainda explana sobre a importância da coleta e destinação adequada do lixo, problemas da drenagem urbana mal executada e o efeito do uso da ocupação do solo.

“A maquete é uma forma didática de motivar as pessoas a contribuir cada vez mais com o processo de sustentabilidade, com o uso consciente da água e o descarte adequado de materiais. Não só os alunos do Programa de Educação e Sensibilização ambiental serão impactados essa novidade, mas qualquer pessoa que tenha interesse de aprender mais sobre o assunto”, comentou durante o lançamento o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad.

A maquete virtual está disponível no canal do Consórcio PCJ no YouTube, acessível pelo link: https://youtu.be/7g81p6d2dTA

Quem perdeu a “Live” de Comemoração dos 31 anos do Consórcio PCJ e do Dia de Proteção aos Mananciais, podem assisti-la também no YouTube: https://youtu.be/nR7yLY9RZxg


VOLTAR



Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Av. São Jerônimo, 3100 - Americana, São Paulo, 13470-310 Brasil
19 3475-9400
PCJ
©Consórcio PCJ 2018 | Todos os direitos reservados
Criação
Manutenção Bk360 Agência Publicidade Propaganda Digital
Open chat
1
Olá, podemos ajudar?