31 anos do Consórcio PCJ é celebrado com live e lançamento de maquete virtual de uso e ocupação do sol

O Consórcio PCJ realizou na terça-feira, dia 13 de outubro, live de aniversário em comemoração aos 31 anos de fundação da entidade. A transmissão ocorreu por meio da conta da entidade no Youtube e teve a mediação do jornalista e gerente de comunicação e sensibilização do Consórcio PCJ, Murilo Sant’Anna, e participação do secretário executivo, Francisco Lahóz; do assessor técnico, Flávio Forti Stenico; e do coordenador de projetos, José Cezar Saad.

Na live, Lahóz destacou o importante trabalho desempenhado pela entidade na gestão dos recursos hídricos ao longo de três décadas. Apesar de ter sido fundado, em 1989, graças a união de 11 prefeituras, ele explicou que o Consórcio PCJ nasceu da mobilização da sociedade por um ambiente melhor. “Eu diria que o que ocorreu na fundação do Consórcio foi a primeira grande expressão brasileira de mobilização da sociedade em prol de políticas públicas. Para eles, era preciso criar uma associação intermunicipal que assumisse o papel de criar um sistema de gerenciamento dos recursos hídricos para o Brasil e sensibilizar a sociedade dessa importância. E o Consórcio PCJ assumiu esse papel”, afirmo.

Em relação à trajetória e aos trabalhos realizados pela entidade junto às Bacias PCJ, o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad, salientou a melhora significativa na coleta e tratamento dos esgotos. Antes da fundação da entidade, o índice de tratamento dos esgotos era de 3% e as perdas de água ultrapassavam a margem de 50%. “Atualmente a Bacia PCJ trata mais de 75% do esgoto coletado e o índice de perdas hídricas encontra-se abaixo de 30%. Temos cidades como Campinas, por exemplo, que tratam 100% do esgoto coletado. Isso é um grande feito, um marco para a região”, pontuou Saad.

Dia de Proteção aos Mananciais e Lançamento de Maquete virtual

No mesmo dia da fundação do Consórcio PCJ é celebrado também o dia de Proteção aos Mananciais. Como forma de salientar a importância da conservação desse bem natural, o assessor técnico, Flávio Forti Stenico, ressaltou os trabalhos de restauração ciliar desempenhados junto aos municípios associados ao Consórcio PCJ. Por meio do Programa de Proteção aos Mananciais, a entidade realizou o primeiro trabalho de reflorestamento ciliar na cidade de Capivari e desde então já plantou 4,5 milhões de mudas nas Bacias PCJ.

 

“Em 30 anos de programa, o Consórcio PCJ desenvolveu um belo trabalho na recuperação ciliar aqui na nossa região. Foram plantadas mudas de árvores nativas ao longo de toda a bacia que equivalem a aproximadamente 2,7 mil hectares de áreas recuperadas. Isso equivale a 20 vezes a área do Parque Ibirapuera, em São Paulo. São números promissores”, atentou Stenico.

O assessor técnico ainda ressaltou que mesmo durante a pandemia do Coronavírus as ações de recuperação ciliar estão ocorrendo por meio de doações de mudas, insumos e sementes a viveiros e municípios associados. De acordo com ele, de março a outubro desse ano, foram doadas mais de 38,9 mil mudas de árvores nativas para cidades como Capivari, Rio das Pedras, Piracicaba, Bragança Paulista e Ipeúna. “É um trabalho muito amplo. Estamos também com a ação de distribuição de sementes para que os próprios viveiros possam também produzir as suas mudas e utilizarem em recuperações florestais. Até março de 2021 estima-se que o Consórcio PCJ doe mais de 540 mil sementes nativas”.

Ao término da live, foi realizado o lançamento da Maquete Virtual de Uso e Ocupação do Solo. A maquete em si demonstra as diferenças entre duas áreas, sendo uma sustentável e outra em situação inadequada. É possível perceber os efeitos da falta de matas ciliares e comparar com locais que preservam as árvores nos ambientes indicados. Através da estratégia de se trabalhar temas transversais de gestão de recursos hídricos, a maquete ainda explana sobre a importância da coleta e destinação adequada do lixo, problemas da drenagem urbana mal executada e o efeito do uso da ocupação do solo.

“A maquete é uma forma didática de motivar as pessoas a contribuir cada vez mais com o processo de sustentabilidade, com o uso consciente da água e o descarte adequado de materiais. Não só os alunos do Programa de Educação e Sensibilização ambiental serão impactados essa novidade, mas qualquer pessoa que tenha interesse de aprender mais sobre o assunto”, comentou durante o lançamento o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad.

A maquete virtual está disponível no canal do Consórcio PCJ no YouTube, acessível pelo link: https://youtu.be/7g81p6d2dTA

Quem perdeu a “Live” de Comemoração dos 31 anos do Consórcio PCJ e do Dia de Proteção aos Mananciais, podem assisti-la também no YouTube: https://youtu.be/nR7yLY9RZxg

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

18 de junho de 2025

Tema foi debatido no Fórum Internacional de Segurança da Água, em São Paulo, nos últimos dias 12 e13 de junho As mudanças climáticas estão ocasionando…

17 de junho de 2025

Evento será realizado no período da manhã, das 10h às 11h30 e é voltado para os profissionais de educação das Bacias PCJ O Consórcio PCJ…

12 de junho de 2025

Volume útil do Sistema Cantareira mantém redução e atinge 52,7% de reservação O Consórcio PCJ encaminha o Boletim Hidrológico das Bacias PCJ, referente às precipitações…

Pular para o conteúdo