3° Encontro Presencial de Ecoturismo abordou o potencial turístico de Piracicaba

O projeto Gota d’Água do Consórcio PCJ promoveu, no último dia 24 de outubro, o 3° Encontro Presencial de Ecoturismo nas Bacias PCJ. Realizado no Anfiteatro da Biblioteca Municipal de Piracicaba (SP), o encontro abordou a importância do Turismo Ecológico como incentivo ao desenvolvimento sustentável na região. O evento foi realizado pelo Consórcio PCJ com apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA), do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE), e da Estação Experimental de Tupi (gestão compartilhada com o Instituto Florestal).

Participaram da abertura oficial do encontro o Sr. Esdras Casarini, Diretor de Turismo, o Sr. José Rubens Françoso, Presidente do SEMAE; o Sr. José Otávio Menten, Secretário de Defesa do Meio Ambiente, e a Sra. Jussara Cordeiro Santos, subsecretária executiva do Consórcio PCJ. A Sra. Jussara atentou em sua fala que o Consórcio PCJ vai continuar investindo fortemente em Educação e Sensibilização, além de lembrar que está em processo a implantação da Escola da Água e Saneamento, que pretende iniciar ainda este ano capacitações com técnicos dos serviços de saneamento, com o objetivo de aprimorar os serviços prestados à população.

Esdras Casarini, da SemacTur, iniciou o encontro com uma apresentação que abordou os atrativos e pontos turísticos de Piracicaba. As conquistas dos últimos anos também foram apresentadas, sendo: o crescimento do ramo hoteleiro do município e dos serviços de apoio, a geração de emprego e renda, o fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo, a regionalização turística, as novas atividades por aplicativos de smartphones, e a entrada de Piracicaba no mapa do turismo brasileiro na categoria B (classificação do Ministério do Turismo quanto ao potencial turístico das cidades, em categorias que variam de “A” – maior potencial a “E” – menor potencial).

A segunda apresentação ficou por conta da bióloga do Núcleo de Educação Ambiental da SEDEMA, Elizabeth Silveira Nunes Salles. Além dos destaques aos pontos turísticos de Piracicaba, a bióloga apontou os eventos e projetos para educação ambiental em ambientes turísticos. Elizabeth explicou quais são as políticas públicas necessárias para o fomento do turismo sustentável, com a indicação de algumas dicas sobre o tema.

Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto Florestal, foi a terceira palestrante e apresentou os trabalhos de educação ambiental, turismo e preservação que estão sendo realizados na Estação Experimental de Tupi. Foram abordados os projetos: “PJ-MAIS”, que consiste na implantação de um núcleo de formação integral e ecoprofissional de jovens; “Vem Pro Horto”, com a realização de atividades educativas com a comunidade interna e externa, “Bacia Caipira: seguindo as águas e trazendo histórias”, que são atividades educativas com grupos da terceira idade de Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste; entre outros.

Por fim, encerrando as explanações do encontro, a engenheira ambiental e sanitarista do SEMAE, Elaine Contiero Ribeiro, abordou os desafios do saneamento ambiental e do ecoturismo, para o atendimento tanto da população residente quanto da flutuante (turistas), apresentou os espaços ecoturísticos e de educação ambiental promovidos pelo SEMAE, além de mostrar alguns dados sobre o consumo da água e as ações que são realizadas visando garantir a segurança hídrica do município.

Ao final, os participantes puderam debater os assuntos apresentados com os palestrantes, numa roda de conversa. A gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, atentou que aqueles que participaram das aulas de EAD e dos encontros presenciais receberão um certificado de 40 horas de conclusão de curso. Quem apenas realizou os módulos on line, receberão o certificado com 20 horas.

Sobre o Projeto Gota d’Água

O Projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias PCJ, foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e passou a fazer parte do “Projeto Gota D’Água: #PreserveCadaGota”, a partir de 2014. A iniciativa pretende intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorre na prática. Uma média de 200 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano, na região.

Este ano as capacitações tiveram como tema o “Ecoturismo como forma de sensibilização e preservação”, com o objetivo de alavancar projetos na área, preservando o meio ambiente e, ao mesmo tempo, gerando recursos financeiros com a promoção do turismo sustentável. O último encontro do Projeto Gota D’Água está previsto para o dia 21 de novembro, no Museu da Água de Indaiatuba, quando serão conhecidos os municípios que foram Destaques do Ano de 2018 e escolhido o vencedor do Prêmio “Sua gota faz a diferença”.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo