3° Encontro Presencial de Ecoturismo abordou o potencial turístico de Piracicaba

O projeto Gota d’Água do Consórcio PCJ promoveu, no último dia 24 de outubro, o 3° Encontro Presencial de Ecoturismo nas Bacias PCJ. Realizado no Anfiteatro da Biblioteca Municipal de Piracicaba (SP), o encontro abordou a importância do Turismo Ecológico como incentivo ao desenvolvimento sustentável na região. O evento foi realizado pelo Consórcio PCJ com apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA), do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE), e da Estação Experimental de Tupi (gestão compartilhada com o Instituto Florestal).

Participaram da abertura oficial do encontro o Sr. Esdras Casarini, Diretor de Turismo, o Sr. José Rubens Françoso, Presidente do SEMAE; o Sr. José Otávio Menten, Secretário de Defesa do Meio Ambiente, e a Sra. Jussara Cordeiro Santos, subsecretária executiva do Consórcio PCJ. A Sra. Jussara atentou em sua fala que o Consórcio PCJ vai continuar investindo fortemente em Educação e Sensibilização, além de lembrar que está em processo a implantação da Escola da Água e Saneamento, que pretende iniciar ainda este ano capacitações com técnicos dos serviços de saneamento, com o objetivo de aprimorar os serviços prestados à população.

Esdras Casarini, da SemacTur, iniciou o encontro com uma apresentação que abordou os atrativos e pontos turísticos de Piracicaba. As conquistas dos últimos anos também foram apresentadas, sendo: o crescimento do ramo hoteleiro do município e dos serviços de apoio, a geração de emprego e renda, o fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo, a regionalização turística, as novas atividades por aplicativos de smartphones, e a entrada de Piracicaba no mapa do turismo brasileiro na categoria B (classificação do Ministério do Turismo quanto ao potencial turístico das cidades, em categorias que variam de “A” – maior potencial a “E” – menor potencial).

A segunda apresentação ficou por conta da bióloga do Núcleo de Educação Ambiental da SEDEMA, Elizabeth Silveira Nunes Salles. Além dos destaques aos pontos turísticos de Piracicaba, a bióloga apontou os eventos e projetos para educação ambiental em ambientes turísticos. Elizabeth explicou quais são as políticas públicas necessárias para o fomento do turismo sustentável, com a indicação de algumas dicas sobre o tema.

Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto Florestal, foi a terceira palestrante e apresentou os trabalhos de educação ambiental, turismo e preservação que estão sendo realizados na Estação Experimental de Tupi. Foram abordados os projetos: “PJ-MAIS”, que consiste na implantação de um núcleo de formação integral e ecoprofissional de jovens; “Vem Pro Horto”, com a realização de atividades educativas com a comunidade interna e externa, “Bacia Caipira: seguindo as águas e trazendo histórias”, que são atividades educativas com grupos da terceira idade de Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste; entre outros.

Por fim, encerrando as explanações do encontro, a engenheira ambiental e sanitarista do SEMAE, Elaine Contiero Ribeiro, abordou os desafios do saneamento ambiental e do ecoturismo, para o atendimento tanto da população residente quanto da flutuante (turistas), apresentou os espaços ecoturísticos e de educação ambiental promovidos pelo SEMAE, além de mostrar alguns dados sobre o consumo da água e as ações que são realizadas visando garantir a segurança hídrica do município.

Ao final, os participantes puderam debater os assuntos apresentados com os palestrantes, numa roda de conversa. A gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, atentou que aqueles que participaram das aulas de EAD e dos encontros presenciais receberão um certificado de 40 horas de conclusão de curso. Quem apenas realizou os módulos on line, receberão o certificado com 20 horas.

Sobre o Projeto Gota d’Água

O Projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias PCJ, foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e passou a fazer parte do “Projeto Gota D’Água: #PreserveCadaGota”, a partir de 2014. A iniciativa pretende intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorre na prática. Uma média de 200 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano, na região.

Este ano as capacitações tiveram como tema o “Ecoturismo como forma de sensibilização e preservação”, com o objetivo de alavancar projetos na área, preservando o meio ambiente e, ao mesmo tempo, gerando recursos financeiros com a promoção do turismo sustentável. O último encontro do Projeto Gota D’Água está previsto para o dia 21 de novembro, no Museu da Água de Indaiatuba, quando serão conhecidos os municípios que foram Destaques do Ano de 2018 e escolhido o vencedor do Prêmio “Sua gota faz a diferença”.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

24 de junho de 2025

Evento acontece entre os dias 23 a 27 de julho A fim de promover a discussão sobre políticas públicas de saneamento básico e facilitar a…

24 de junho de 2025

Evento exclusivo para associados esclareceu sobre a viabilidade econômica e as metodologias de projetos de crédito de carbono aplicáveis às Bacias PCJ O Consórcio PCJ…

18 de junho de 2025

Tema foi debatido no Fórum Internacional de Segurança da Água, em São Paulo, nos últimos dias 12 e13 de junho As mudanças climáticas estão ocasionando…

Pular para o conteúdo