2º episódio do Gota d’Água Entrevista já está disponível com a convidada Adriana Lustosa

Em comemoração à Semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, o Consórcio PCJ disponibilizou em seu canal no YouTube o segundo episódio do Gota d’Água Entrevista, que dessa vez recebeu a coordenadora de Planejamento e Políticas de Recursos Hídricos do Ministério do Desenvolvimento Regional, Adriana Lustosa, que também é uma das responsáveis pela elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos 2022-2040. A entrevista pode ser acessada no link: https://youtu.be/zI0YUCbgEfM

A iniciativa faz parte ainda das atividades capacitações do Projeto Gota d’água 2021, que capacita mais de 150 mil alunos a cada edição, promovido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ. Este ano, o projeto está debatendo “A Década da transformação, alcançando as metas da agenda 2030 por meio da Educação”, e conta com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) e da Unesco Brasil.

Adriana abordou sobre o estágio de elaboração do novo Plano Nacional e destacou o uso eficiente da água vem chamando a atenção das reuniões regionais e setoriais, como o principal tema a ser debatido.

De acordo com a coordenadora do Ministério de Desenvolvimento Regional, o novo Plano busca propor indicadores globais que auxiliem a gestão das diferentes realidades das bacias hidrográficas do Brasil, além de dar diretrizes para melhorar o planejamento de recursos hídricos nos diferentes os níveis de atuação, integrando o planejamento nacional, estadual e por bacia hidrográfica.

Ao analisar as regiões hidrográficas do país, Adriana destacou a riqueza ambiental e a gestão de recursos hídricos nacional. “O Brasil é muito privilegiado em termos ambientais. A região amazônica é vista mundialmente por essa qualificação ambiental”, lembrou sobre a importância deste local para o país.

Ela também respondeu a perguntas de participantes do Projeto Gota d’Água, que receberam uma ligação da produção para interagirem com a convidada ao vivo. O Gota d’Água Entrevista já tinha recebido em seu primeiro episódio a coordenadora de capacitação do SINGREH na ANA, Renata Maranhão (acesso pelo link: https://youtu.be/HUtE8c1NY8w). A cada mês até o final de 2021, um entrevistado será convidado para participar da iniciativa, compartilhando suas experiências e novidades sobre os mais diversos assuntos ligados à área de educação ambiental, gestão de recursos hídricos e meio ambiente.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo