1ª Reunião de trabalho do Conselho Latino-Americano da Água define estrutura da instituição e a composição da sua diretoria

Assembleia constituinte aconteceu na última terça-feira (06), em Foz do Iguaçu (PR), com a presença de entidades fundadoras, entre elas, o Consórcio PCJ

O Conselho Latino-Americano da Água se reuniu na terça-feira, dia 06, durante o 1º Fórum Brasil das Águas, que acontece em Foz do Iguaçu (PR), para a realização de Assembleia Constituinte, onde foi apresentado e aprovado o Estatuto da instituição, além da eleição dos membros que vão compor a estrutura de funcionamento do Conselho. O Consórcio PCJ é um dos fundadores da instituição e esteve presente à reunião com o secretário executivo, Francisco Lahóz, que ao lado de Sérgio Razera, Presidente da Fundação Agência das Bacias PCJ, representaram a Família PCJ no evento.

Pelo estatuto, o Conselho Latino-Americano é composto: pela Assembleia Geral, com todos os membros participantes, o Conselho de Governadores, a Diretoria Executiva, a Secretaria Técnica Permanente e o Conselho Fiscal. O Conselho de Governadores está dividido da seguinte maneira: Colegiado 01, formado por seis membros de Governos Nacionais; Colegiado 02, composto por seis instituições internacionais; Colegiado 03 das empresas, formado por seis representantes do setor privado; Colegiado 04, composto por seis representantes de Associações Técnicas e ONGs (Organizações não governamentais).

Benedito Braga, com vasta experiência em Gestão de Recursos Hídricos e atuação internacional da pauta da água, foi nomeado presidente do Conselho Latino-Americano da Água. Braga presidiu o Conselho Mundial da Água, o mesmo que organiza os Fóruns Mundiais da Água, de 2012 a 2018, ocupando, atualmente, a presidência honorária da instituição. Para a Secretaria Técnica permanente do Conselho Latino foi indicado o nome de Lupércio Ziroldo Antônio, atual presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB) e secretário técnico da Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (RELOC). Todos os membros da estrutura do Conselho terão mandato de três anos.
O atual presidente do Conselho Mundial da Água, LoïcFauchon, participou da Assembleia do Conselho Latino, por transmissão virtual e parabenizou os técnicos e stakeholders da América Latina pela iniciativa de constituição de um conselho da água para a região e destacou, também, sobre a importância de ampliar o envolvimento de toda a comunidade para os desafios da água. “A água está em perigo, sem ela não há desenvolvimento, não há comida, não há conservação da natureza. A meta de vocês é sensibilizar diversos atores sobre a urgência da sustentabilidade hídrica”, pontuou.

Fauchon ainda atentou para o tripé que envolve a gestão dos recursos hídricos na atualidade, que deve se ancorar em: inovação, governança e financiamento de ações da água.

Benedito Braga, já empossado como Presidente do Conselho Latino-Americano da Água, destacou em sua fala inaugural de seu mandato atentou também sobre a necessidade de engajamento da sociedade latina com pautas relacionadas à água e saneamento. “É preciso fomentar uma legislação hídrica que permita a participação ativa da sociedade, dos governos nacionais e internacionais, e da academia. O saneamento é um desafio para toda a América Latina, a região ainda não possui 50% de tratamento de seu esgoto. Como motivar governos nesse tema? Como unir esforços de setores essenciais nesse sentido? Esse será o nosso trabalho, no qual a boa gestão da água e encontrar o bem-estar das pessoas no continente envolverá a atuação técnica e política”, declarou ele.

Durante a Assembleia, o secretário executivo do Consórcio PCJ externou o apoio da entidade à fundação e atuação do Conselho, destacando a importância da união da América Latina para ampliar os indicadores da água do continente.
O Conselho Latino-Americano da Água foi lançado em novembro de 2023 durante o 1º Fórum Latino-Americano da Água, em Aracaju (SE), e foi oficialmente instalado em maio deste ano, durante o 10º Fórum Mundial da Água em Bali, Indonésia.

1º Fórum Brasil das Águas, acontece de 05 a 09 de agosto

A cidade de Foz do Iguaçu sedia nessa semana de 05 a 09 de agosto, no Rafain Palace Hotel & Convention. O evento é promovido pela REBOB e pelo Instituto Água e Terra do Paraná (IAT/PR) para engajar a sociedade civil – incluindo entidades governamentais, privadas, acadêmicas e organizações não governamentais (ONGs) – em questões cruciais para a gestão hídrica no Brasil. Entre os temas em destaque estão também a inclusão de gênero, a educação ambiental e a participação ativa de crianças e jovens nos debates.

O Consórcio PCJ está participando do evento com a presença do secretário executivo, Francisco Lahóz, que inclusive foi um dos palestrantes no painel “Água e Sociedade – A atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas”. Em sua exposição, Lahóz destacou a atuação do Consórcio para a implantação das ferramentas de gestão, entre elas a constituição dos Comitês PCJ, como também sobre a importância da participação da comunidade. Como estratégia, ele atentou que a entidade atua na sensibilização da sociedade por meio das mídias sociais, onde o Consórcio atua desde 2009. Atualmente, a entidade está presente nas principais mídias e mais populares: Facebook, X, Instagram, YouTube, TikTok e LinkedIn.

Para mais informações sobre o Fórum Brasil das Águas, acesse: https://www.forumbrasildasaguas.org/

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo